Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Ratinho Junior e Osmar Dias na disputa ao governo do Paraná

4
Os pré-candidatos ao governo do Paraná, Osmar Dias (PDT) e Ratinho Junior estão tecnicamente empatados, segundo pesquisa do Ibope.

A pesquisa Ibope Inteligência encomendada pela rádio CBN Cascavel de intenção de voto para o governo do Paraná foi a primeira registrada no Tribunal Regional Eleitoral  (TRE) em 2018. O levantamento mostrou que no atual momento há um empate técnico entre os pré-candidatos Ratinho Jr. (PSD), com 34% das intenções de voto e Osmar Dias (PDT) que aparece com 28%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de abril de 2018, ouvindo 1.008 eleitores no Paraná, antes da passagem de bastão na última sexta-feira do ex-governador Beto Richa (PSDB) para Cida Borghetti (PP). O levantamento tem nível de confiança de 95% e a margem de erro de 3% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE com o número PR06410/2018.

O levantamento mostrou que  há um empate técnico entre os pré-candidatos Ratinho Jr. (PSD), com 34% das intenções de voto e Osmar Dias (PDT) que aparece com 28%.

A atual governadora e pré-candidata, Cida Borghetti (PP) aparece em terceiro lugar com 5% de preferência do eleitorado, seguida de Dr. Rosinha (PT) que tem 3%. Brancos e nulos somam 24% e não sabe ou não respondeu 6%.

REJEIÇÃO E CONHECIMENTO

O Ibope Inteligência também mediu a rejeição e o grau de conhecimento dos eleitores sobre cada candidato. Segundo o levantamento, Cida Borghetti é desconhecida para 39% dos entrevistados e 33% alegam que só conhecem de ‘ouvir falar’. Rosinha também é considerado desconhecido para 63% dos eleitores dentro do levantamento. Já Ratinho é conhecido por 53% dos eleitores e Osmar por 57%.

No levantamento o ex-senador Osmar Dias (PDT) tem rejeição de 21%, o deputado estadual de 22%. A atual governadora aparece com 40%, atrás do petista que tem o pior resultado com 53%. Esses resultados são da pesquisa estimulada. Isto é, quando o entrevistador apresenta os nomes dos pré-candidatos aos eleitores.

Já quando não são dadas as opções dos pré-candidatos na pesquisa espontânea o grau de desconhecimento sobre a corrida ao Palácio Iguaçu é ainda maior. 64% disseram que não sabem ou preferiram não responder, enquanto 19% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

Nesta amostragem, Ratinho é lembrado por 4% dos entrevistados, o senador Roberto Requião (MPB) por 3% e Osmar por 2% dos eleitores. No cenário de segundo turno com Osmar Dias (PDT) e Ratinho Jr. (PSD), novamente há empate técnico (38% e 41%, respectivamente).

(Fonte: Folha de Londrina)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s