Com Lula fora da eleição, para quem vão seus votos?

lula
  Antes de ir para a prisão, Lula disse deu a entender que outros nomes do PT vão representá-lo do lado de fora. ” Eu não pararei porque eu não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia, uma ideia misturada com a ideia de vocês”, disse o ex-presidente. (foto: Sebastião Moreira- EFE)

Mesmo com a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, no último sábado (07), o PT tenta a liberdade de Lula e insiste em sua candidatura à Presidência. Lula condenado, em segunda instância, a mais de 12 anos, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, já está inelegível pela Lei do Ficha Limpa. Obviamente que o PT vai tentar viabilizar a candidatura de Lula, juntamente ao Tribunal Superior Tribunal Eleitoral (TSE), mas as chances são remotas.

Sendo assim, as atenções estão voltadas para a possibilidade de transferência de votos do petista. No discurso de Lula, no último sábado (7), antes da prisão, ele não chegou a falar em um nome do PT para a disputa da Presidência, apenas destacou as candidaturas de Manuela D’Ávila (PCdoB) e de Guilherme Boulos (PT).

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada em 31 de janeiro, Lula tem 34% das intenções de voto em primeiro turno. Uma possibilidade é que parte dos votos de Lula sejam transferidos para seu sucessor no PT. Hoje nome cotado pelo partido é o do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Outra parte dos votos pode migrar para candidatos que também se configuram no campo da esquerda, como Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT).

Outra parcela dos votos pode ser dividida entre eleitores indecisos que poderão optar por um candidato da direita, como Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou até mesmo para um candidato da extrema direita, um exemplo aqui é Jair Bolsonaro (PSL-RJ)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s