MDB oficializa Henrique Meirelles como candidato à Presidência da República


O MDB oficializou nesta quinta-feira (2) a candidatura do ex-ministro da Fazenda, do governo de Michel Temer, Henrique Meirelles como candidato do partido à Presidência da República. O resultado foi anunciado na convenção nacional em Brasília. Na convenção, Meirelles recebeu 85% dos 419 votos, percentual maior do que o atual presidente Michel Temer recebeu em 2014 para ser vice da chapa de Dilma Rousseff (PT), que teve 54%.
Desde que foi anunciado como pré-candidato, Meirelles circulou por todo o país e encontrou líderes de vários setores. Ao discursar após o resultado da votação, Henrique Meirelles criticou os candidatos extremistas e defendeu que pretende usar as diversidades presentes no Brasil para que o país possa crescer.
“Precisamos vencer as amarras da desconfiança, que são alimentadas pelos candidatos extremistas, pelas suas atitudes, propostas e histórico. Ao invés de propor a união de esforços por um objetivo comum, muitos criam barreiras que só aumentam as divisões entre os brasileiros. Eu penso muito diferente. Eu quero usar as nossas diferenças para crescer”.
O candidato se apresentou como o “homem que tirou o país da crise por duas vezes”. A trajetória de destaque como presidente do Banco Central e ministro da Fazenda, inclusive, virou letra de seu jingle “Chama o Meirelles”. Após ser aclamado como candidato, Meirelles apresentou a base de suas propostas, chamado por ele de “pacto pela confiança”. Entre as propostas apresentadas, o candidato destacou a área econômica.
“Para gerar empregos de verdade, é fundamental resgatar a confiança no Brasil adotando uma política econômica correta para crescer. E depois levando adiante uma agenda de reformas visando permitir que o Brasil produza mais e melhor”.
Carreira de Meirelles
Goiano de Anápolis, Henrique Meirelles é um dos economistas mais respeitados do país. Com carreira no mercado financeiro, trabalhou por quase 30 anos no BankBoston, chegando a ser presidente internacional da instituição, uma das mais importantes do mundo.
Em 2002, Meirelles foi eleito o deputado federal mais votado do estado de Goiás. Presidente do Banco Central, entre 2003 e 2010. Ministro da Fazenda até abril deste ano, Meirelles comandou a retomada da estabilidade econômica do país, após a crise política e financeira de 2015 e 2016.
(As informações são de Paulo Henrique Gomes, da Agência do Rádio Mais)
Ouça a entrevista concedida por Meirelles à Rede T, no dia 23 de julho: