Servidores do Paraná farão paralisação na próxima segunda-feira


A próxima segunda-feira (29) será marcada por paralisações dos servidores públicos em todo estado do Paraná. Funcionários de diversas áreas vão cruzar os braços por conta da data-base da categoria que está em atraso há quatro anos. Esta será a primeira paralisação do funcionalismo na gestão de Ratinho Junior (PSD). Uma das mobilizações deverá ocorrer em frente ao Palácio Iguaçu.
Segundo a coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais, Marlei Fernandes, a defasagem acumulada no período chega a quase 17%.
Funcionários também pedem a contratação de mais servidores, porém o Governo alega que não pode contratar devido ao limite prudencial que está quase estourado.
Além disso, funcionalismo farão manifestações em referência ao dia 29 de abril de 2015, quando funcionários protestavam contra a utilização do fundo previdenciário para o pagamento de dívidas feitas pela gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB). Na ocasião houve uma ação da Policia Militar por ordem do Governo do Paraná e resultou em mais de 200 pessoas feridas.