Close
Sem categoria

TCE reconhece falhas no cálculo da tarifa da Sanepar, mas mesmo assim autoriza aumento

TCE reconhece falhas no cálculo da tarifa da Sanepar, mas mesmo assim autoriza aumento
  • Publishedmaio 23, 2019
47569255812_182d8e8138_z
Sanepar está autorizada a aplicar aumento na conta de água no Paraná.  O aumento segue acima da inflação. (foto:divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) autorizou nesta quarta-feira (22) o a reajuste na tarifa de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está autorizada a reajustar a tarifa de água e esgoto, mas com aumento de até 8,37%.

O reajuste será 3,75% menor que o valor solicitado pela empresa anteriormente (12,13%). Mas o aumento ainda superior ao da inflação. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país de maio de 2018 a abril de 2019 foi de 4,3%.

Esse valor chegou a ser homologado pelo governo do Estado por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).

No dia 13 de maio, a Sanepar informou a suspensão do reajuste de 12,13%, que havia sido aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), após uma medida cautelar do TCE.

A partir da decisão do TCE em estabelecer o limite de 8,37% para o reajuste, nesta quarta-feira, a Sanepar disse que empenhará esforços para demonstrar que o percentual de 12,13% “atende aos preceitos estabelecidos na metodologia regulatória e restabelecer o seu direito ao alusivo reajuste”.

O TCE também determinou que a Sanepar realize uma auditoria no sistema utilizado para aplicar os reajustes, e que a Agepar institua, em até 90 dias, a metodologia que utiliza para avaliação dos aumentos que são propostos pela Sanepar.

A companhia não informou se pretende obedecer o limite definido pelo TCE e, caso siga a determinação, quando a tarifa de água deve aumentar.

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *