Close
Sem categoria

“O reajuste na tarifa da Sanepar autorizado pelo governador aumenta o lucro dos acionistas e prejudica a população”, disse Requião Filho

“O reajuste na tarifa da Sanepar autorizado pelo governador aumenta o lucro dos acionistas e prejudica a população”, disse Requião Filho
  • Publishedjunho 1, 2019
1
“A Sanepar está aumentando a tarifa para melhor remunerar os acionistas e em detrimento do bem social”, disse o deputado Requião Filho à Rádio T.

Em entrevista à Rede T e ao Blog da Mareli Martins neste sábado (1º) o deputado Requião Filho falou sobre o reajuste da tarifa da Sanepar. No mês de maio o Tribunal de Contas do Estado (TCE) autorizou o aumento de 8,37% na conta de água e esgoto. O deputado explicou que o reajuste acontece para favorecer e aumentar o lucro de acionistas da Sanepar.

“Esse aumento não se dá pela tarifa ou inflação e sim por uma reavaliação de ativos feito pela XP Investimentos e por uma empresa contratada pela XP. Eles reavaliaram os ativos e viram que tem muito dinheiro e entenderam que precisavam ser melhor remunerados. Durante a campanha eleitoral esses acionistas procuram os candidatos ao governo, incluindo o Ratinho Junior, para discutir esse aumento. A Agepar bateu palmas e o governador tem defendido isso. A Sanepar está aumentando a tarifa para melhor remunerar os acionistas e em detrimento do bem social”, disse o deputado.

Segundo o deputado Requião Filho, os próprios diretores da Sanepar admitiram que é mentira o argumento do governo de Ratinho Junior (PSD) de que a culpa pelo o atual reajuste é do ex-governador Roberto Requião (MDB) que congelou a tarifa em seu governo.

“Declaração cretina e burra. Isso nada tem a ver com o congelamento que ocorreu lá atrás. Isso tem a ver com a reavaliação de ativos, como afirmou a própria diretoria da Sanepar. A tarifa ficou congelada por sete anos e a Sanepar fez recordes em investimentos e sempre deu lucro. Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, declarou.

De acordo com o deputado, após a autorização do Governo do Estado, apenas o Judiciário pode barrar este aumento na conta de água e esgoto, mas no decorrer dos anos isso não tem acontecido. “Caberia à Justiça decidir as ações impetradas contra esse aumento absurdo. Mas o Judiciário do Paraná raramente é veloz quando se trata da Sanepar e das concessionárias de pedágio”, afirmou Requião Filho.

Ouça o trecho da entrevista em que o deputado fala sobre o reajuste da Sanepar:

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *