Close
Sem categoria

Professores protestam contra a reforma da Previdência encaminhada pelo governo do Paraná

Professores protestam contra a reforma da Previdência encaminhada pelo governo do Paraná
  • Publisheddezembro 3, 2019
ato_unificado_02
Nesta terça-feira (3), os servidores vão participar de uma mobilização estadual convocada pelo Fórum das Fórum das Entidades Sindicais (FES). (Foto: João Paulo Vieira/APP-Sindicato)

Professores das escolas estaduais e de universidades do Paraná iniciaram nesta segunda-feira (2) uma mobilização contra o projeto da reforma da Previdência encaminhado pelo governador Ratinho Junior (PSD) para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Nesta terça-feira (3), os servidores vão participar de uma mobilização estadual convocada pelo Fórum das Fórum das Entidades Sindicais (FES).

O ato iniciou às 8h30, com concentração na Praça 19 de dezembro, em Curitiba. Já às 16h, após a mobilização, a categoria se reúne em uma assembleia, em frente ao Palácio Iguaçu, para avaliar os próximos passos do Sindicato.

Segundo o FES, com o modelo de Ratinho, os servidores que já sofrem com salário defasado, sofreram uma grande perda. Com o aumento da alíquota de 11% para 14%, o funcionalismo perde 3% de salário. Assim serão 3% de defasagem contra 2% do reajuste. No final, as categorias perdem 1% de poder de compra. Isso inclui os já aposentados, que pagarão 14% sobre o que passar de dois salários mínimos.

A proposta de Ratinho também estabelece contribuição de 14% sobre valores de aposentadoria que forem maiores que dois salários mínimos. Hoje a contribuição é de 11% sobre o que excede o teto do INSS.

Professores da UEPG participam de atos contra a reforma da Previdência

IMG_8201(1)
(foto: Assessoria do Sinduepg)

Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participam nesta terça-feira, 03, de ato unificado contra a Reforma da Previdência Estadual proposta pelo governador Ratinho Junior (PSD). A caravana organizada pelo Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) levará um ônibus com mais de 40 professores a Curitiba para demonstrar os prejuízos da proposta durante sessão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“Convidamos toda a comunidade universitária, realizamos panfletagens, discussões, disponibilizamos pareceres jurídicos, fizemos tudo o que foi possível no pouco tempo que tivemos para esclarecer que a proposta é extremamente prejudicial aos professores e a todos os servidores”, destaca o presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli. “Com este ato unificado, que une todas as categorias do funcionalismo público paranaense, esperamos demonstrar nossa força”, afirma.

“A procura pela caravana foi bastante grande, os professores realmente estão insatisfeitos com as ações do governo e a proposta da Reforma da Previdência Estadual é mais uma prova da falta de compromisso do governador Ratinho Junior com os trabalhadores”, enfatiza Ferracioli.

Sindicatos docentes e mistos participarão da manifestação, além de outras categorias do funcionalismo público. Entre eles, já estão confirmados a Associação dos Docentes da UEM (Aduem), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) e a Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem); Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro); Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná (Sindunespar); Sindicato dos Docentes da Unioeste (Adunioeste); Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel) e Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL (Assuel); Sindicato dos Técnicos e Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sintespo); Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

(Informações do Sinduepg)

 

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *