Servidores contrários à reforma da Previdência no Paraná ocupam Alep e sessão é suspensa

app foto
A sessão desta terça (3) foi suspensa após a ocupação dos servidores. (foto: APP-Sindicato)

Servidores ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (3) em protesto ao projeto da reforma da Previdência, encaminhado pelo governo de Ratinho Junior (PSD).

O protesto foi marcado por tumulto e confusão. De acordo com o Fórum das Entidades Sindicais (FES), a Polícia Militar usou spray de pimenta e cassetetes para conter a entrada dos servidores. A porta de entrada da Alep foi quebrada durante o tumulto. (veja o vídeos no final do texto)

O Fórum das Entidades relatou que professores ficaram feridos durante o confronto com a polícia, mas a informação ainda não foi confirmada.

A sessão, que estava prevista para começar às 14h30, foi suspensa pelo presidente Ademar Traiano após o confronto.

O ato iniciou às 8h30, com concentração na Praça 19 de dezembro, em Curitiba. Já às 16h, após a mobilização, a categoria se reúne em uma assembleia, em frente ao Palácio Iguaçu, para avaliar os próximos passos do Sindicato.

Segundo o FES, com o modelo de Ratinho, os servidores que já sofrem com salário defasado, sofreram uma grande perda. Com o aumento da alíquota de 11% para 14%, o funcionalismo perde 3% de salário. Assim serão 3% de defasagem contra 2% do reajuste. No final, as categorias perdem 1% de poder de compra. Isso inclui os já aposentados, que pagarão 14% sobre o que passar de dois salários mínimos.

A proposta de Ratinho também estabelece contribuição de 14% sobre valores de aposentadoria que forem maiores que dois salários mínimos. Hoje a contribuição é de 11% sobre o que excede o teto do INSS.

O governo do Estado afirmou que “a proposta da reforma da Previdência segue rigorosamente o que foi aprovado em Brasília”.

Vídeos de Toninho Santos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s