Tadeu Veneri pede provas à Secretaria de Educação de que ensino à distância está funcionando no Paraná

tadeu e feder

Veneri quer provas de que o Ensino à Distância funciona no Paraná. (Fotos: Divulgação)

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) protocolou nesta semana um pedido de informações ao governo de Ratinho Junior (PSD), para questionar o funcionamento do Ensino à Distância (EAD).

Recentemente o secretário de Educação, Renato Feder, afirmou que “seu sistema de Ensino à Distância (EAD) é um sucesso absoluto e que 99% dos alunos”.

Mas o deputado Tadeu Veneri quer que o secretário apresente provas sobre essa afirmação. “As informações que chegam ao mandato mostram que o sistema não está funcionando. Os professores não foram treinados e a falta de acesso dos estudantes à rede de Internet e equipamentos adequados como aparelhos de telefone e computadores é a realidade que se impõe ao discurso do secretário”, disse Veneri.

O deputado requisitou os documentos oficiais de aferimento da participação e acompanhamento das aulas e uma explicação pormenorizada do método usado pela Secretaria para verificar o desempenho e adaptação dos estudantes à modalidade.

Veja o que requerimento completo feito por Tadeu Veneri

PEDIDO DE INFORMAÇÕES

Requer envio de pedido de informações ao Secretário de Educação e do Esporte do Estado do Paraná, Sr. Renato Feder.

O Deputado Estadual Tadeu Veneri, no uso de suas prerrogativas, REQUER à Mesa Diretora, com base nos artigos 54, XXVII, e 55 da Constituição do Estado do Paraná e na forma dos artigos 27, XIX, 166, inciso II do Parágrafo Único, e 171, VIII, 174 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná , o envio de pedido de informações ao Excelentíssimo Senhor Renato Feder, Secretário de Educação e do Esporte do Estado do Paraná, para que forneça as informações e documentos solicitados:

1. Qual a metodologia que a Secretaria de Educação e do Esporte (Seed) utiliza para aferir a participação dos estudantes e professores nas ferramentas (TV, Youtube e Classroom) disponibilizadas pelo Aula Paraná;
2. É possível saber quanto tempo os estudantes ficam conectados nas ferramentas oferecidas para o ensino remoto?
3. Quantos acessos ao classroom teve cada Núcleo Regional de Educação e quantos alunos respondem às atividades semanalmente.
4. Qual o método usado para aferir se os estudantes tem assistido às aulas via TV? Como as escolas conseguem comprovar isso?
5. Quais são os dados que levam a crer que existem 99% de alunos acessando e realizando as atividades?
6. Requer cópia de todos os dados e planilhas referentes aos relatórios internos de todas as ferramentas utilizadas pelo Aula Paraná que confirmem a participação dos estudantes no EAD.
7. Requer cópia dos dados de acesso dos estudantes à plataforma Classroom por núcleo de educação e por cidade.
8. Qual é o grau de retorno dos estudantes às atividades postadas pelos professores?
9. A Seed acabou de fechar a avaliação dos alunos do primeiro trimestre de 2020. Quantos estudantes realizaram as atividades de avaliação? Para quantos foram atribuídas nota neste primeiro trimestre?
10. No segundo trimestre, um dos quesitos de comprovação de presença é a resposta à questão proposta pela Seed. O professor não tem acesso para corrigir essa questão nem à nota. O professor posta atividades dele, mas o aluno não faz, só responde à questão da presença. Como será atribuída a nota a esse aluno?
11. Quantos são os alunos no Paraná que não foram alcançados pelas escolas em nenhuma das modalidades de contato?
12. Como a Seed pode comprovar que o aprendizado está sendo efetivo nesse modelo?

Sala das Sessões, 15 de julho de 2020.

Deputado Estadual Tadeu Veneri.

(Com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s