Agepar suspende temporariamente aumento de 9,62% na tarifa da água


A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) suspendeu de forma temporária o aumento na tarifa de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A Agepar protocolou o aumento no dia 25 de agosto, com previsão de que os novos valores entrariam em vigor no dia 31 de outubro de 2020. O reajuste é de quase 10% ( 9,62%).
Conforme a decisão da Agepar, o aumento ficará suspenso por aproximadamente 100 dias, período em que os argumentos do Governo do Estado e da Sanepar serão analisados.
O reajuste rendeu muitas críticas ao governo de Ratinho Jr (PSD), principalmente por acontecer neste período da pandemia do coronavírus. Além disso, o Paraná vive uma crise hídrica, com rodízio de abastecimento em diversas cidades.
Na decisão desta terça-feira (1º) os diretores da Agepar decidiram dar um prazo de cinco dias úteis para que o Governo do Paraná apresente os argumentos contra o aumento.
Depois que o governo apresentar os seus argumentos, a Sanepar terá 90 dias para apresentar os cálculos tarifários. Após a apresentação dos cálculos da Sanepar, o governo terá cinco dias úteis para a apresentação da réplica. Em seguida o processo será analisado novamente pela Agepar. Neste caso, a Agepar poderá decidir novamente pelo aumento na tarifa de água e esgoto do Paraná.