Quebra de acordo para a eleição de 2022 na UEPG causa racha entre reitores

Racha entre reitores é causado por disputada da reitoria da UEPG para o ano de 2022. (Foto: Divulgação/UEPG)

O racha entre o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto e o vice-reitor, Everson Krum, vai muito além das demissões de diretores do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. A demissão da diretora do Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa, Luciane Patrícia Andreani, apenas tornou público o racha entre os reitores.

Mas o verdadeiro motivo para a briga entre eles é a política e a disputa antecipada da reitoria da UEPG, cuja eleição ocorrerá apenas em 2022.

A verdade é que havia um acordo entre Miguel Sanches e Everson Krum para a próxima eleição pelo comando da UEPG. Conforme o trato, Everson seria o candidato ao cargo de reitor. Mas Miguel teria rompido o trato porque quer concorrer à reeleição na UEPG. E olha que a disputa é só em 2022! Esta informação já foi confirmada pelo Blog da Mareli Martins.

Mas vamos aos fatos sobre as demissões!

O reitor Miguel Sanches Neto demitiu a diretora geral do HU, Luciane Patrícia Andreani. Depois disso, pediram demissão Tatiana Meneses (era diretora acadêmica), Fernando Torres (era diretor técnico) e Everson Krum (que era supervisor do HU e é o vice-reitor da UEPG).

A assessoria de imprensa do reitor Miguel Sanches disse que “que o principal motivo da substituição é no sentido de melhorar o relacionamento entre o HU e a UEPG, visando uma maior integração com os cursos da instituição, tal como consta no programa de campanha da chapa eleita”, escreveu a assessoria de imprensa.

Mas nos bastidores o bom relacionamento não está acontecendo. Tanto que o vice-reitor Everson Krum divulgou uma nota dizendo que não concorda com as decisões tomadas pelo reitor Miguel Sanches.

“Esclareço que a decisão de afastar a diretora geral do HU, Luciane Patrícia Andreani Cabral, com a qual não concordo e que acarretou nos pedidos de demissão da diretora acadêmica, Tatiana Cordeiro, e do diretor técnico Fernando Torres, foi tomada pelo reitor Miguel Sanches Neto e é de sua total e exclusiva responsabilidade. Não compactuo com essa interferência desastrosa no HU”, escreveu o vice-reitor da UEPG, Everson Krum.

Na manhã desta sexta-feira (2) funcionários do HU protestaram contra as demissões dos diretores do Hospital. Existe também uma briga entre os funcionários por questões salariais.

É lamentável que um Hospital de tamanha importância para Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais seja usado de forma eleitoreira. Da mesma forma, a UEPG não poderia ser usada como ferramenta de politicagem.

Veja a nota completa do vice-reitor da UEPG, Everson Krum:

Veja a nota da assessoria de imprensa da UEPG

A administração da UEPG, responsável pela gestão do Hospital Universitário, agradece a contribuição da enfermeira Luciane Cabral, que desempenhou a função de Diretora Acadêmica do HU e, mais recentemente, de Diretora Geral, sucedendo a médica Tatiana Meneses, que ocupava até ontem a Direção Acadêmica, e que pediu seu desligamento. Durante todo o período desta gestão, o reitor delegou ao vice-reitor a supervisão do HU e o mesmo continua nesta supervisão. A administração esclarece ainda que o principal motivo da substituição é no sentido de melhorar o relacionamento entre o HU e a UEPG, visando uma maior integração com os cursos da instituição, tal como consta no programa de campanha da chapa eleita. Queremos cada vez mais cursos atuando no HU. Ato, portanto, eminentemente administrativo, esta decisão busca fortalecer o trabalho colaborativo da UEPG com toda a sociedade. A administração demonstra em público o maior respeito pelas profissionais e espera poder continuar contando com elas em outras funções, sempre no sentido de melhor atender a comunidade e melhor formar os nossos acadêmicos e as nossas acadêmicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s