Alep realiza audiência pública sobre redução das aulas de Filosofia, Sociologia e Artes nos colégios do Paraná

“A medida empobreceu a Matriz Curricular e não encontra respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos anseios da comunidade escolar”, disse o deputado Lemos. (Foto: Dálie Felberg/Alep)

Os deputados que integram a bancada da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, liderados pelo deputado Professor Lemos (PT), realizam nesta terça-feira (26), às 14 horas, uma audiência pública para debater a matriz curricular do ensino médio no estado, com ênfase na importância das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Artes. Lemos também é integrante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Os debates terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, além do site e redes sociais do Legislativo.

A audiência pública debaterá os temas relacionados à Instrução Normativa Conjunta nº 11/2020, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que modificou a Matriz Curricular do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná, a partir do ano letivo de 2021.

Dentre outras alterações, a Instrução Normativa reduziu de 2 horas aulas para 1 hora aula semanal a carga horária das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Artes.

“A medida empobreceu a Matriz Curricular e não encontra respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos anseios da comunidade escolar. Neste sentido, a audiência debaterá a importância dos conteúdos e saberes de tais disciplinas para a formação plena, cidadã e crítica dos jovens, além dos fatos e fundamentos que embasam a manutenção da atual Matriz Curricular”, disse o deputado Lemos.

Por outro lado, a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) defende que a redução da carga horária das três disciplinas de humanas não vai impactar na formação do senso crítico dos estudantes. “A ideia não é tirar essa consciência crítica dos alunos, até porque serão seis aulas semanais da área de humanas, mais a Língua Portuguesa, que também aborda essas questões em análises de textos. O aluno vai continuar tendo a garantia de sua visão crítica da sociedade”, diz a Seed.

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