Funcionários do Banco do Brasil protestam contra demissões

Segundo o Banco do Brasil, haverá um corte de aproximadamente 5 mil funcionários. (Foto: Sindicato dos Bancários de Santos e Região)

Funcionários do Banco do Brasil estão realizando uma paralisação de 24h nesta quarta-feira (10) contra a abertura do Programa de Demissão Voluntária. Segundo o Banco do Brasil, haverá um corte de aproximadamente 5 mil funcionários.

A iniciativa foi anunciada em meados de janeiro e conta ainda com o fechamento de 361 unidades físicas, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento.

Segundo o Sindicato dos Bancários (SPBancários), foi realizada assembleia virtual da categoria na última sexta-feira, em que 87% dos votantes decidiram aderir à paralisação.

“Os funcionários exigem negociação e transparência. Nós não vamos aceitar passivamente este desmantelamento do Banco do Brasil”, afirma em nota a dirigente sindical e bancária do Banco do Brasil, Adriana Ferreira.

Parte dos fechamentos foi registrada na Baixada Santista, em Alagoas e na Paraíba. O Banco do Brasil ainda não divulgou um balanço geral do impacto da greve.

O Banco do Brasil anunciou que a reorganização da rede de atendimento, incluindo o fechamento de unidades, deve trazer uma economia líquida anual estimada com despesas administrativas de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

As chamadas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários são as seguintes:

  • Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Além da opção de desligamento, o PAQ incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.
  • Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos e é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de 5 mil adesões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s