Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias, mas impacto não é imediato para o consumidor

Redução nas refinarias, não significa impacto direto para os consumidores. (Foto: Agência Brasil)

A Petrobras informou que vai reduzir o preço da gasolina nas refinarias a partir deste sábado (20). É a primeira queda no preço do combustível este ano – desde janeiro, já havia subido seis vezes. Não houve redução no preço do diesel.

No entanto, o impacto da redução nas refinarias pode não chegar aos consumidores. Chama atenção que quando ocorre aumento no preço dos combustíveis nas refinarias, o impacto chega de forma rápida aos consumidores.

“O impacto do reajuste nas refinarias, porém, não repercute de forma imediata no custo da gasolina nos postos de combustível. De acordo com nota divulgada pela estatal, as variações para mais ou para menos estão associadas ao mercado internacional e à taxa de câmbio e têm influência limitada sobre o valor repassado aos consumidores finais”, informou a nota da Petrobras.

A empresa também destacou são vários os critérios de preços até chegar ao consumidor. “Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, a mudança no preço final dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis”, diz a nota.

Mas para os postos em que haverá uma redução, o impacto poderá chegar a uma queda de R$ 0,14  por litro da gasolina. O preço do diesel não será alterado.

Com a mudança, a gasolina passa a acumular alta de 46,19% desde o início do ano, enquanto o diesel subiu 41,6%.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s