Câmara de PG proíbe imprensa de acompanhar oitivas do processo de Valtão sobre corrupção no EstaR

A CPP da Câmara é formada pelos vereadores Izaías Salustiano (PSB), relator da CPP, e[Léo Farmacêutico (PV) – membro da CPP. – e Filipe Chociai (PV), presidente da comissão. (Foto: CMPG)

De portas fechadas e sem transmissão pelas redes sociais da Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa, a Comissão Parlamentar Processante começou, nesta terça-feira (6), as oitivas do processo que pode levar a cassação do vereador Walter José de Souza (PRTB), o “Valtão”

A CPP da Câmara é formada pelos vereadores Filipe Chociai (PV), que é o presidente da comissão, além de Izaías Salustiano (PSB) – relator – e Léo Farmacêutico (PV) – membro da CPP.

Na portaria da Câmara, houve o comunicado de que “por conta da pandemia,  a imprensa não poderia acompanhar a oitiva”.

A Rádio Clube e o Blog da Mareli Martins questionaram o fato de que nas sessões das segundas e quartas a imprensa sempre acompanha as sessões, mesmo com a pandemia e não há proibição. A portaria da Câmara informou que o presidente da CPP, Felipe Chociai disse que “não seria permitida a entrada da imprensa durante as oitivas do processo de Valtão”.

Ou seja, a regra de impedir a entrada da imprensa está valendo somente para as oitivas relacionadas ao processo de corrupção do EstaR, algo que é bastante curioso.

Será que a imprensa foi impedida de acompanhar os depoimentos do processo de corrupção no EstaR pela pandemia ou porque estão escondendo algo?

Além disso, a Câmara de Vereadores não está transmitindo pelas redes sociais as oitivas, como ocorre durante as sessões. Ou seja, não há transparência no assunto. O que estão escondendo os vereadores?

Vale destacar, que o processo de corrupção do EstaR e possível falsificação da CPI do EstaR são de interesse da população. Pega muito mal essa falta de transparência por parte da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa.

Vereadores apuram se houve quebra de decoro por parte de Valtão, que foi relator da Comissão Parlamentar de Inquério (CPI) do EstaR Digital.

Nesta terça–feira (6) estão sendo ouvidas as testemunhas de acusão. Nos dias 13 e 20 de abril serão ouvidas pessoas indicadas pela acusação e pela defesa no processo, testemunhas e informantes.

Confira os nomes das pessoas que serão ouvidas pela CPP:

Acusação

1 – Celso Cieslak

2 – João Rodrigo Pontes

3 – Elza Beatriz Gelinski

4 – Alessandro Bedeu

5 – Lucimara Taques Greggio

6 – Sirlei Aparecida de Oliveira

Defesa

1 – João Carlos Barbiero

2 – Ricardo Albertus Zampieri

3 – Roberto Pelissari

4 – Ezequiel Bueno

5 – Vinícius Camargo

6 – Antônio Carlos Domingues de Sá

7 – Alberto Abujamra Neto

8 – Celso Ricardo Madrid Finck

9 – Adriano Smolarek

10 – Marcelo Rangel Cruz de Oliveira

11 – Elizabeth Schmidt (informante)

12 – José Augusto Carneiro de Andrade (informante)

13 – Guiarone de Paula Junior (informante)

A Operação Saturno

A Operação Saturno, que investiga corrupção no EstaR Digital de Ponta Grossa, ocorreu no dia 15 de dezembro e foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, (GAECO). Na ocasião também foram presos, o ex-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Roberto Pelissari, também o ex-vereador Ricardo Zampieri (Republicanos). Ambos estão em liberdade e o Gaeco alegou falta de provas sobre o envolvimento dos dois na fraude.

O Ministério Público do Paraná do Paraná denunciou o vereador Walter José de Souza (PRTB) e os empresários da Cidatec Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck e o empresário proprietário da TV Vila Velha e do site D’Ponta, João Carlos Barbiero.

Conforme texto da denúncia, os empresários responsáveis pela Cidatec contrataram um intermediário, no inquérito identificado como João Barbiero, para negociar com vereadores o direcionamento do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do EstaR Digital a favor da empresa. A principal negociação teria sido feita entre Barbiero e o vereador Valtão, conforme aponta o Ministério Público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s