Agora concorrentes, reitor e vice “trocam farpas” durante debate à reitoria da UEPG

Reitor e vice-reitor concorrem à reitoria da UEPG. Eleições começam no sábado (9) e encerram na quarta-feira (13). (Foto: Jéssica Natal/ Assessoria de Comunicação da UEPG)

Durante o debate à reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta quinta-feira (7), no Campus de Uvaranas, os candidatos Miguel Sanches Neto e Everson Krum “trocaram farpas” sobre a ruptura do grupo. Atualmente, Miguel é  reitor e Everson é o vice-reitor da universidade. Ambos estiveram juntos durante a campanha anterior, mas romperam durante a gestão e agora são concorrentes.

No bloco de perguntas e repostas entre os candidatos, o candidato ao cargo de reitor pela chapa 1, Everson Krum, disse que como vice-reitor foi impedido de realizar muitas ações, porque o reitor e candidato da chapa 2, Miguel Sanches, teria limitado e impedido o trabalho de Krum.

“O senhor (se referindo a Miguel), no dia 17 de setembro, chegou na sala e disse que eu só poderia fazer o que o senhor delegasse. Eu continuei à disposição da reitoria, como vice-reitor, compareci todos os dias, aguardei todas as suas delegações. Então se não foi pautado, foi porque o senhor não delegou”, disse Everson Krum.

Miguel Sanches rebateu e disse que apenas seguiu o estatuto da universidade. “Eu só disse ao senhor (Everson) que existe um estatuto e que isso precisa ser cumprido. Depois disso, o senhor fez uma carta se desligando daquilo que tinha sido atribuído ao senhor, que era ordenação de despesa no Hospital Universitária. E vale dizer que a sua presença na reitoria foi mínimo meteórica”, afirmou Miguel Sanches Neto.

Outro tema que gerou polêmica envolveu a falta de recursos para a universidade e o excesso de cargos comissionados na UEPG.

O candidato ao cargo de vice-reitor pela chapa 1, Vanderlei Schneider, criticou a gestão de Miguel Sanches pela falta de concursos públicos e excesso de cargos comissionados. “É preciso racionalizar a distribuição dos cargos comissionados, muitos cargos hoje estão direcionado à comunicação da reitoria, precisamos de uma comunicação voltada para a UEPG e para a comunidade e não tão voltada para a reitoria. Precisamos abrir concursos não apenas para a comunicação, como em outras áreas”, declarou Vanderlei Scheneider.

Miguel Sanches disse que os cargos comissionados estão dentro da lei e que se for reeleito pretende abrir concursos. “A legislação permite a contratação de cinco comissionados. No entanto, se formos eleitos, vamos trabalhar para a realização de concursos públicos.”

O debate

O debate foi organizado pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG), nesta quinta-feira (7), às 17h, no Centro Integrar (antigo PDE), no Campus de Uvaranas, com transmissão pelo Facebook do Sindicato.  (https://www.facebook.com/sinduepg)

As duas chapas concorrentes participaram: chapa 1:  “UEPG – O importante é você”, os candidatos Everson Augusto Krum (concorre ao cargo de reitor) e Vanderlei Schneider de Lima (concorre ao cargo de vice-reitor.

E pela chapa 2: “Sempre UEPG, os candidatos Miguel Sanches Neto (concorre à reeleição ao cargo de reitor) e Ivo Mottin Demiate (concorre ao cargo de vice-reitor)

A mediação do debate foi realizada pela jornalista Mareli Martins.

A Comissão Organizadora definiu os sete eixos temáticos para formulação das perguntas: Autonomia universitária, carreiras e relações com o governo estadual; Administração – modelo de gestão; Financiamento universitário; Extensão universitária; Pesquisa e pós-graduação; Estruturas e funcionamento da universidade e Graduação e Assistência Estudantil.

A eleição

A eleição para reitor da UEPG acontece no dia 09 de abril nos Campi Avançados e Polos de Ensino a Distância, das 17 às 21h. No dia 13 de abril ocorre a consulta à comunidade universitária no Campus Universitário Central e no Campus Universitário de Uvaranas em Ponta Grossa, das 09h às 21h. A apuração pública dos resultados ocorrerá no Ginásio de Esportes do Curso de Educação Física, no Campus Universitário de Uvaranas, a partir das 22h do dia 13 de abril.

O debate completo está no Facebook e Yutube do Sinduepg

https://www.facebook.com/sinduepg/videos/716525146020327

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s