Close

Crônica: O velho ponta-grossense

Crônica: O velho ponta-grossense
  • Publishedabril 8, 2022
(Rua XV de Novembro – Foto: Acervo da Prefeitura de Ponta Grossa)

A crônica desta sexta-feira (8), O velho ponta-grossense, de Marcelo Derbli Schafranski, faz parte do Projeto Crônicas dos Campos Gerais. O projeto é realização da Academia de Letras dos Campos Gerais e em parceria com a Rádio Clube e o Blog da Mareli Martins.

As crônicas vão ao ar todas as sextas, durante o Jornal Falado, das 12h às 13h, na Rádio Clube 94,1 FM e em parceria com o Blog da Mareli Martins. A interpretação é da jornalista Mareli Martins e a edição é de John Elvis Ribas Ramalho Junior.

O escritor Marcelo Derbli Schafranski relata suas conversa com um senhor, o velho ponta-grossense, que sempre trazia recordações sobre fatos da cidade de Ponta Grossa.

“Descreveu-me uma Ponta Grossa pretérita, agradavelmente vivida e curtida. Paqueras na Avenida Vicente Machado, sessões de cinema no Cine e Teatro Ópera, domingos de clássico Ope-Guá e bailes de Carnaval no Clube Pontagrossense, com as famílias impecavelmente vestidas. Namoros à distância, até que o amor se provasse real, verdadeiro e eterno. Filho de um médico, descrevia em detalhes fatos dos hospitais São Lucas e 26 de Outubro, em uma época em que se operava sem luvas cirúrgicas”, escreveu Marcelo Derbli Schafranski.

O escritor proporciona uma importante reflexão. “Todos conhecemos pessoas como ele, sejam pertencentes à família ou não. Mas não as aproveitamos”.

INFORMAÇÕES SOBRE A CRÔNICA

Título:  O  velho ponta-grossense

Autoria: Marcelo Derbli Schafranski

Sobre o autor: médico reumatologista, com atuação em Ponta Grossa

 Crônica do Blog Crônicas dos Campos Gerais: Crônicas dos Campos Gerais: O velho ponta-grossense (cronicascamposgerais.blogspot.com)  

O projeto Crônicas dos Campos Gerais:

 O projeto é uma realização da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) em parceria com órgãos e entidades da região ligados à cultura, à educação e às comunicações. Visa fomentar e divulgar percepções dos moradores ou visitantes sobre os Campos Gerais do Paraná (cidade e campo), de forma a estimular o relato escrito com qualidade literária (crônicas) de experiências e vivências regionais, sejam elas reais ou fictícias, cotidianas ou inusitadas. Trata-se de iniciativa no sentido da divulgação e inclusão cultural e literária.

Interpretação: Mareli Martins

Edição: John Elvis Ribas Ramalho Junior

Trilha musical de fundo: Autumn Leaves  Chet Baker – Paul Desmond

Trilha musical Final:  Campos Gerais – Geordani Castilho – Princesa dos Campos

CLIQUE NO LINK PARA OUVIR A CRÔNICA:

CLIQUE NO LINK PARA OUVIR TODAS AS CRÔNICAS:

https://marelimartins.com.br/category/cronicas/

Deixe uma resposta