Privatização da Copel é tema de audiência pública na Alep nesta segunda (17)


A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza nesta segunda-feira (17) uma audiência pública sobre o processo de venda da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A audiência será às 17h, no plenário da Alep, com transmissão pelas redes sociais. A transformação da Copel em companhia de capital disperso e sem acionista controlador, representa a privatização da estatal pelo Governo do Estado.
O início da privatização da Copel foi aprovado pelos deputados da base do governador Ratinho Jr (PSD) em dezembro de 2022. Mas com votação feita às pressas, já foram apontadas diversas irregularidades no processo, como foi apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O coordenador da Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas, deputado Arilson Chiorato (PT), destacou que será uma oportunidade para a Copel esclarecer algumas informações, entre elas, se há ou não uma dívida bilionária. “Além disso, queremos entender o pagamento relâmpago da dívida feito pelo Governo do Paraná ao Itaú Unibanco, ato que libera a privatização da Copel”, ressaltou o vice-líder da Bancada de Oposição.
As ações da Copel foram dadas pelo Governo do Paraná como garantia de empréstimo ao antigo Banestado, que acabou comprado pelo Itaú em 2000 e, com isso, as ações da Copel passaram para o Itaú. “Uma dívida na ordem de R$ 4,5 bilhões, que foi negociada a R$1,7 bilhão. A princípio parece um bom negócio, mas chama a atenção a pressa em liquidar essa dívida, liberando a venda do controle da Copel para a inciativa privada”, questionou em plenário.
Matérias relacionadas