Close

Pascoal Adura teve forte atuação na oposição da Câmara de PG: relembre momentos do ex-vereador

Pascoal Adura teve forte atuação na oposição da Câmara de PG: relembre momentos do ex-vereador
  • Publishedmaio 9, 2024
Ex-vereador Pascoal Adura tinha orgulho de dizer que era oposição e sempre cobrava a gestão municipal e até votava sozinho em pautas que vereadores seguiam o governo. (Foto: CMPG)

O médico e ex-vereador de Ponta Grossa, Pascoal Adura, que morreu nesta quarta-feira (8), representava de fato a oposição e sempre sentia orgulho de dizer isso. Essa oposição hoje não existe mais na Câmara de Ponta Grossa. Nas diversas entrevistas que concedeu ao Blog da Mareli Martins e às emissoras de rádio que esta jornalista trabalhou, Pascoal sempre foi linha dura, polêmico, língua afiada e muito crítico ao governo municipal. Mas as críticas de Pascoal eram sempre pertinentes e com apontamentos de soluções, ou seja, uma oposição construtiva.

Pascoal Adura foi vereador por cinco mandatos e estava filiado ao PMDB, hoje MDB. A passagem de Pascoal pela Câmara começou ainda nos anos 1980. Em 1989, o médico se elegeu vereador e foi vice-presidente do Legislativo. Em 1996, Pascoal conquistou um novo mandato na Câmara Municipal, se reelegendo em 2000. Em 2008, o médico reconquistou o mandato na Casa de Leis, sendo reeleito em 2012. Pascoal também disputou as eleições de 2004. Desde o fim de seu mandato em 2016, Pascoal estava afastado da vida pública. O prefeito da época era Marcelo Rangel, que estaca no primeiro mandato.

O Blog da Mareli Martins levantou algumas passagens importantes de Pascoal em entrevistas concedidas a este veículo e também em participações na Câmara de Vereadores. Os levantamentos são relativos ao período de cobertura do Blog que foi criado em 2015.

Na metade de 2015, Pascoal nos concedeu uma entrevista confirmando que não seria mais candidato e demonstrou total descontentamento com a legislatura daquele período. “A composição da Câmara é a mais fraca que já participei. Por fazer parte dela posso falar, não estou generalizando, temos bons vereadores, mas de um modo geral, acredito que esta é a pior Câmara, em que atuei como vereador”, declarou Pascoal.

Um dos motivos para baixa qualidade, segundo Pascoal Adura, em 2015, é que os parlamentares não votavam projetos que beneficiam a população de Ponta Grossa e sim o prefeito Marcelo Rangel. “A única coisa que aprovam são os nomes de ruas, as indicações e moções, de resto eles só votam o que favor do prefeito ou mantém os vetos da prefeitura. Por isso, quando começar a campanha, vão ouvir muitas verdades da população”, apontou o vereador. 

Aqui vale uma reflexão: se Pascoal considerava fraca a legislatura da Câmara de 2015, o que pensava ele sobre a atual legislatura? Há quem diga que as legislaturas da Câmara estão piorando a cada eleição!

Relembre a matéria

As participações de Pascoal Adura no Enquanto Isso

O ex-vereador participou do quadro Enquanto Isso do Blog da Mareli Martins e teve participações já na criação do quadro em 2015. Pois o Enquanto isso retrata momentos polêmicos da política, discussões acaloradas, discursos fortes e expressivos, características que também foram marcas registradas de Pascoal.

Nós vamos relembrar algumas participações de Pascoal no Enquanto Isso.

31/07/15 Sempre muito crítico ao prefeito da época, Marcelo Rangel , que estava no PPS (hoje está no PSD), Pascoal, fez um discurso dizendo que “Rangel não trabalhava e ficava assistindo as sessões da Câmara, quando deveria trabalhar e disse que o prefeito deveria trabalhar”.

“Tá lá o prefeito olhando nós, olha! Chega, prefeito! Tá na hora de trabalhar. Esse horário ele deveria estar trabalhando, está no terceiro ano de governo, até agora não aconteceu nada, só conversa fiada”, disse Pascoal”.

OUÇA A DECLARAÇÃO DE PASCOAL

25/09/15 Em outra participação no Enquanto Isso, Pascoal Adura criticou Marcelo Rangel por achar que “governar a cidade é ficar de blá-blá-blá no rádio”, se referindo ao fato de Rangel usar a rádio de sua propriedade, como usa até os dias atuais, para se promover. É muito fácil ficar de blá-blá-blá no rádio, isso não é governar a cidade”, disse Pascoal.

Pascoal adura também afirmou que o prefeito não deveria disputar a reeleição e deveria dar tchau, se referindo à disputa da reeleição, pois Rangel estava no primeiro mandato e buscava a reeleição.

“Chega no terceiro ano tem que pagar as contas e não fazer as contas agora e limpar as contas e ir e pra casa. Ele quer reeleição? É um corajoso, pois o que ele fez?”, questionou Pascoal.

OUÇA DECLARAÇÃO DE PASCOAL

(Arquivo Blog da Mareli Martins: 25/09/2015)

Pascoal queria redução do número de vereadores

Pascoal elaborou projeto para reduzir na época de 23 para 19 vereadores. Na época a proposta não atingiu os 16 votos necessários.

Relembre:

Informações sobre o velório de Pascoal

Conforme as informações do Serviço Funerário de Ponta Grossa, o velório de Pascoal Adura será na Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa nesta quinta-feira (9). E às 16h o ex-vereador será cremado no Crematório Campos Gerais.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Deixe uma resposta