Veja as propostas dos candidatos à Prefeitura de PG para a educação


O Blog da Mareli Martins fez um levantamento sobre as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para a educação pública.
O Blog da Mareli Martins já divulgou matérias sobre as propostas dos candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para áreas como saúde, planejamento urbano e transporte, cultura, esporte e lazer, além de educação.
O blog vai mostrar também, na sequência, informações sobre os planos para assistência social, segurança pública, meio ambiente e agricultura, entre outras áreas.
A fonte consultada foi o plano de governo dos candidatos Aliel Machado (PV), Elizabeth Schmidt (União Brasil), Mabel Canto (PSDB), Magno Zanellato (NOVO) e Marcelo Rangel (PSD).
Confira a seguir os compromissos dos candidatos para a educação
MARCELO RANGEL (PSD)

O candidato pretende estabelecer o CORE (Conselho On-line de Respeito e Escuta para Profissionais da Educação), um espaço virtual para ouvir e responder às demandas dos profissionais da educação. Marcelo Rangel também planeja criar a OPINE-PG (Observatório de Participação e Avaliação da Educação em Ponta Grossa), uma plataforma digital voltada para consulta pública.
Outra proposta é a criação de um aplicativo para pais e responsáveis acompanharem avaliações, horários e a organização curricular dos alunos.
Rangel também propõe a expansão do programa estadual “Ganhando o Mundo” para o nível municipal, permitindo que professores se especializem no exterior. Além disso, ele sugere programas de formação continuada para profissionais da educação.
O candidato propõe a criação de um sistema para identificar e avaliar crianças que precisam de suporte adicional, com base em laudos médicos e psicológicos, e uma estratégia integrada entre saúde e educação para reduzir o tempo de espera para consultas com neuropediatras.
Marcelo Rangel promete a criação de bibliotecas físicas em todas as unidades escolares e uma plataforma digital de acesso a livros, além de ampliar os Laboratórios de Aprendizagem Criativa, incentivando o empreendedorismo infantil e a educação digital.
Rangel promete criar um Conselho de Educação Física, para discutir e implementar melhorias no ensino esportivo nas escolas.
VEJA O PLANO DE GOVERNO DE MARCELO RANGEL
MABEL CANTO (PSDB)

A candidata promete a construção de novas escolas e a ampliação da infraestrutura das unidades já existentes para garantir que todos os alunos em idade escolar tenham acesso à educação.
Mabel também propõe a ampliação da oferta pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I do Ensino Fundamental, voltada para a população a partir de 15 anos. Além disso, pretende implementar o Programa Lugar de Criança é na Escola, por meio da melhoria das classes de apoio, recursos, e da expansão do ensino integral.
Para garantir condições mais igualitárias para a permanência dos estudantes, Mabel promete a destinação adequada de recursos humanos, financeiros e materiais para escolas em vilas e regiões com famílias de menor renda. Ela propõe a expansão gradativa da educação em tempo integral, respeitando o direito dos pais de optarem pela permanência de seus filhos em período integral.
A candidata promete a criação de bibliotecas físicas e digitais em todas as escolas da rede, e a implementação de uma infraestrutura de informática para que os estudantes tenham acesso ao conhecimento básico de tecnologia. O plano de governo também inclui o projeto CODE PG, para ensinar programação e códigos básicos no contraturno do ensino básico.
Outra proposta é a criação do Programa Professor Global, para promover o intercâmbio de professores com outros países, e garantir ações voltadas à promoção da saúde mental dos profissionais da educação. Para auxiliar as diretoras, Mabel pretende oferecer consultoria contábil para o gerenciamento das verbas públicas e doações recebidas pelas escolas.
VEJA O PLANO DE GOVERNO DE MABEL CANTO
ALIEL MACHADO (PV)

O candidato promete realizar uma gestão democrática da educação em Ponta Grossa, com a participação de profissionais e da comunidade escolar na definição de políticas e projetos, além de garantir equidade na distribuição de recursos.
Aliel Machado pretende revisar a legislação sobre a eleição de diretores e criar fóruns permanentes de Alfabetização, Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos. Para garantir maior autonomia financeira das instituições, Aliel sugere a criação de políticas de repasse de recursos diretamente para CMEIs e escolas.
Aliel sugere a nomeação de coordenadores com formação específica para liderar projetos artísticos nas escolas e a criação de grupos de estudo voltados ao Ensino de Arte e Práticas Artísticas. Ele também pretende promover concursos públicos para selecionar profissionais qualificados para essa área.
O candidato promete criar a Universidade Solidária de Ponta Grossa (UnisolPg). Seu plano de governo inclui a adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. Outra proposta é a criação de programas de apoio para estudantes em situação de vulnerabilidade.
VEJA O PLANO DE GOVERNO DE ALIEL MACHADO
ELIZABETH SCHMIDT (UNIÃO BRASIL)

A atual prefeita e candidata à reeleição promete a construção de novas unidades escolares para alcançar 100% de atendimento à demanda por vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Outra proposta é a adoção do modelo Escola 4.0, que busca integrar projetos sustentáveis para estimular o desenvolvimento intelectual, social e ambiental das crianças.
Elizabeth promete a manutenção de uniformes completos para os estudantes, materiais escolares de qualidade, equipamentos esportivos, tecnologia para professores e alunos, além de garantir uma merenda adequada e saudável. Em relação aos profissionais da educação, a candidata promete valorizar a categoria por meio do Plano de Cargos e Salários.
Elizabeth também propõe a continuidade do programa Sinapses Criativas em todas as escolas e CMEIs. Entre os projetos integrados estão iniciativas de Educação Financeira, Educação Fiscal e Educação Empreendedora, como o projeto Criança SPOPE (Criança que sonha, planeja, organiza, poupa e empreende), além da expansão do English for Kids para todas as escolas da rede municipal.
A candidata pretende implantar a Escola Solar, com adoção de energias limpas e economia de recursos públicos.
VEJA O PLANO DE GOVERNO DE ELIZABETH
Magno Zanellato (NOVO)

O candidato promete aumentar o percentual de atendimento em CMEIs para crianças abaixo de 3 anos, elevando o índice atual de 33,24% para 70% nos próximos quatro anos, além de universalizar o atendimento de crianças de 4 a 5 anos em pré-escolas.
Outro ponto de seu plano é a implementação de programas de formação continuada para professores, com foco no uso de novas tecnologias educacionais.
No contraturno escolar, Magno pretende estabelecer programas voltados ao empreendedorismo, esporte, cultura, reforço acadêmico, linguagem de programação, associativismo e desenvolvimento mental.
Magno promete a criação de um Fórum Municipal de Educação, reunindo os três níveis de ensino – público e privado – para desenvolver um Programa Integrado de Educação para a cidade.
Na área da Educação Especial Inclusiva, Magno propõe o Programa Municipal de Equidade na Educação, além da qualificação de auxiliares de inclusão para apoiar o desenvolvimento de crianças com deficiência.
O candidato pretende adotar material didático digital e revisar a literatura utilizada na rede municipal. Ele também propõe a criação de um Programa Municipal de Saúde na Escola, visando promover a saúde dos estudantes no ambiente escolar.
VEJA O PLANO DE GOVERNO DO DR.MAGNO
OUTRAS INFORMAÇÕES NO SITE DO TSE: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/
(Colaboração João Vitor Pizani/supervisão de Mareli Martins)