Close

Veja as propostas dos candidatos de PG para a assistência social

Veja as propostas dos candidatos de PG para a assistência social
  • Publishedsetembro 18, 2024
Blog da Mareli faz levantamento sobre o que os candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa propõe para a área de assistência social.

O Blog da Mareli Martins fez um levantamento sobre as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para a assistência social.

Já foram divulgadas matérias sobre as propostas dos candidatos para áreas como saúde, planejamento urbano, transporte, cultura, esporte, lazer e educação. O blog vai mostrar também, na sequência, informações sobre os planos para a segurança pública, meio ambiente e agricultura, entre outras áreas.

A fonte consultada foi o plano de governo dos candidatos Aliel Machado (PV), Elizabeth Schmidt (União Brasil), Mabel Canto (PSDB), Magno Zanellato (NOVO) e Marcelo Rangel (PSD). 

MARCELO RANGEL (PSD)

O candidato promete fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade.

Marcelo Rangel também pretende criar um órgão municipal para prestar assistência e capacitação às entidades que atuam na área social e desburocratizar os processos de prestação de contas e repasse de verbas públicas.

Entre as propostas de Rangel está a ampliação das vagas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e a criação do programa “Academia do Conhecimento”, para oferecer inclusão digital e apoio a idosos com uma equipe multidisciplinar.

O candidato também promete expandir os Centros Dia para idosos e pessoas com deficiência e reativar o Departamento da Pessoa com Deficiência, centralizando serviços de inclusão social e profissional.

Além disso, ele propõe políticas de combate à violência de gênero e a criação de uma Superintendência de Atendimento à Criança e Adolescente.

PLANO DE GOVERNO

ALIEL MACHADO (PV)

O candidato promete ampliar a rede de CRAS e CREAS, além de fortalecer serviços como o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), oferecendo maior suporte às famílias em vulnerabilidade. Aliel Machado também pretende criar o Centro Multidisciplinar de Apoio à Criança e ao Adolescente.

Aliel propõe a criação de um Plano Municipal de Assistência Social, integrado ao Plano Diretor e outras políticas públicas do município.

O candidato também pretende criar um sistema de gestão integrada para programas sociais, que permita o compartilhamento de informações e monitoramento de indicadores.

Em suas propostas para inclusão e diversidade, está a criação de programas inclusivos para pessoas com deficiência, ações de reintegração social para moradores de rua e usuários de drogas.

Aliel também promete implementar políticas de apoio à comunidade LGBTQIA+ e criar programas de transferência de renda para famílias vulneráveis.

PLANO DE GOVERNO

MABEL CANTO (PSDB)

A candidata promete aumentar o orçamento destinado à Assistência Social, além de ampliar e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Mabel Canto propõe aumentar o número de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atender mais pessoas em situação de vulnerabilidade.

Mabel propõe ampliar os cuidados com pessoas em situação de rua, em parceria com organizações sociais, e priorizar a urbanização de favelas e a requalificação de moradias precárias.

Outra proposta é a criação de novos refeitórios populares e a descentralização do Restaurante Popular, com a oferta de alimentação noturna. 

Também está no seu plano a implementação de um cartão alimentação para benefícios eventuais nos CRAS para famílias vulneráveis.

Mabel ainda promete criar o programa “Kit Merenda em Casa”, para combater a desnutrição infantil e garantir alimentação de qualidade para crianças nos fins de semana. O programa deve beneficiar famílias cadastradas no CadÚnico e no Bolsa Família.

PLANO DE GOVERNO

ELIZABETH SCHMIDT (UNIÃO BRASIL)

A atual prefeita e candidata à reeleição promete a implantação de cinco novos CRAS e a modernização do Sistema Único de Assistência Social, com a informatização dos serviços.

Elizabeth também planeja a construção da Central de Abastecimento, do Banco de Alimentos, de uma Cozinha Comunitária e de uma rede de Restaurantes Populares, incluindo um restaurante móvel.

Outra proposta do plano de governo de Elizabeth Schmidt é a criação do Programa CAPAZ!, com o objetivo de reduzir a desigualdade, promover a integração social e fomentar o empreendedorismo.

A candidata também propõe a criação de coordenadorias de Políticas Públicas voltadas para mulheres, crianças, idosos, migrantes, pessoas com deficiência, minorias raciais e a comunidade LGBTQIA+.

Essas coordenadorias atuariam na defesa de direitos e na implementação de políticas específicas para esses grupos.

PLANO DE GOVERNO

MAGNO ZANELLATO (NOVO)

O plano de governo do candidato do Partido Novo não traz propostas específicas para a área de Assistência Social, como fizeram os outros candidatos, mas menciona algumas iniciativas que podem impactar grupos vulneráveis. 

Entre as propostas, está a promoção de habitação de interesse social, que visa garantir moradias dignas para a população de baixa renda, com a regularização de áreas informais e incentivo à construção de moradias populares. 

Outra promessa de Magno é associar o programa de saúde da família ao controle de matrículas e frequência nas escolas, com o objetivo de identificar crianças que estejam fora do sistema de ensino. Ele propõe programas específicos voltados para a inclusão de crianças com deficiência e outras necessidades especiais.

O candidato promete a implementação de programas de prevenção e reintegração social, voltados para reduzir a violência em áreas vulneráveis.

Magno também sugere o fortalecimento de programas de prevenção à violência como forma de garantir a segurança e reintegrar socialmente os grupos mais expostos a esse risco.

PLANO DE GOVERNO

Outras informações no site do TSE: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/

Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo), João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

VEJA TAMBÉM PROPOSTAS PARA OUTRAS ÁREAS

Deixe uma resposta