Veja as propostas dos candidatos à Prefeitura de PG para a segurança pública


O Blog da Mareli Martins fez um levantamento sobre as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para a segurança pública.
Já foram divulgadas matérias sobre as propostas dos candidatos para áreas como saúde, planejamento urbano, transporte, cultura, esporte, lazer, educação, assistência social e agricultura. O blog vai mostrar também, na sequência, informações sobre os planos para o meio ambiente e turismo.
A fonte consultada foi o plano de governo dos candidatos Aliel Machado (PV), Elizabeth Schmidt (União Brasil), Mabel Canto (PSDB), Magno Zanellato (NOVO) e Marcelo Rangel (PSD).
ALIEL MACHADO (PV)

O candidato se compromete a implementar o CRAVI (Centro de Referência e Apoio às Vítimas de Violência) e a melhorar a infraestrutura da Casa da Mulher Brasileira.
O plano de governo inclui a ampliação de vagas em comunidades terapêuticas e clínicas de reabilitação, com foco na reintegração social de pessoas em situação de rua.
Aliel Machado promete intensificar o monitoramento por câmeras em pontos estratégicos da cidade, com a participação da comunidade na definição dos locais de instalação.
Ele também sugere a criação de postos da Guarda Municipal em locais estratégicos, especialmente em áreas urbanas e rurais, para reforçar a presença da segurança pública.
O candidato propõe um plano de segurança pública integrado com áreas como educação, saúde e assistência social, para mapear vulnerabilidades sociais e agir preventivamente.
Aliel Machado sugere a criação de um Conselho Interinstitucional de Justiça Restaurativa e a reativação dos conselhos comunitários de segurança.
PLANO DE GOVERNO
ELIZABETH SCHMIDT (UNIÃO BRASIL)

A atual prefeita e candidata à reeleição propõe a criação de uma Polícia Municipal, após permissão legal federal, e a convocação dos guardas municipais aprovados no concurso de 2023.
Elizabeth Schmidt também propõe a criação de uma Divisão Antidrogas e de um Grupamento de Combate ao Microtráfico, além de expandir o programa “Vizinhança Segura” para todos os bairros de Ponta Grossa.
A candidata pretende criar cinco “Centros Comunitários da Paz”, também conhecidos como “Fábricas de Cidadania”, integrados ao programa “RESOLVA!”.
Esses centros teriam o objetivo de promover a resolução pacífica de conflitos e oferecer serviços à comunidade. A candidata propõe o uso de inteligência artificial na análise meteorológica da Defesa Civil.
Outra promessa é a criação de grupamentos especializados, como o de Proteção aos Idosos e a Patrulha Rural. Seu plano de governo também inclui a criação do “Observatório de Segurança Pública” e do “Pacto pela Vida PG”, com o objetivo de atuar junto a famílias com histórico de comportamento violento para crimes contra a vida.
A prefeita também sugere apoiar financeiramente mulheres vítimas de violência.
PLANO DE GOVERNO
MABEL CANTO (PSDB)

A candidata propõe a criação de um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que reuniria todas as forças de segurança da cidade, como polícias, Guarda Municipal e Defesa Civil, para coordenar ações de combate à violência.
Mabel Canto promete ampliar a Patrulha Maria da Penha e fortalecer o Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa.
Mabel propõe a criação da Patrulha Rural e de uma Patrulha do Distrito Industrial, com a instalação de postos avançados da Guarda Municipal no Distrito Industrial.
A candidata promete investir na capacitação contínua dos guardas, com treinamentos especializados em violência doméstica, direitos humanos e mediação de conflitos.
Seu plano de governo defende a convocação dos aprovados no último concurso da Guarda Municipal e o uso de tecnologias avançadas para a coordenação inteligente das operações de segurança.
PLANO DE GOVERNO
MARCELO RANGEL (PSD)

O candidato promete fortalecer a parceria entre o município e o governo do estado, com a integração das forças de segurança e o uso de tecnologia para coordenar ações.
Marcelo Rangel promete investir na Guarda Municipal para a aquisição de equipamentos, capacitação dos agentes e desenvolvimento da carreira desses profissionais.
O plano também inclui o uso de tecnologias inteligentes, como câmeras de vigilância com reconhecimento facial e sensores de movimento, para monitorar áreas públicas em tempo real.
Esses sistemas serão conectados a centros de controle, possibilitando respostas mais rápidas e eficazes a incidentes.
Ele também prevê a criação de centros de formação e novas estruturas comunitárias, com a ampliação de programas de educação e esportes, visando a prevenção da violência através da inclusão social, do fomento ao empreendedorismo, e a promoção de atividades culturais e esportivas.
PLANO DE GOVERNO
MAGNO (NOVO)

O candidato promete a criação de um centro de comando integrado entre a polícia municipal e a militar, e operações coordenadas para enfrentar o crime organizado.
Seu plano de governo inclui a ampliação da rede de câmeras de vigilância e sistemas de monitoramento em pontos críticos da cidade
Outra proposta é o desenvolvimento de um mapa de pontos de calor do crime, baseado em boletins de ocorrência, para identificar áreas de alta criminalidade. Essas informações serão compartilhadas com a população e outras forças de segurança.
Magno promete a criação de um observatório de prevenção da violência, responsável por monitorar a criminalidade e coordenar políticas públicas de segurança.
O candidato propõe a contratação e capacitação de novos policiais municipais, além de campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito, com revisão de sistemas de radares e semáforos da cidade.
PLANO DE GOVERNO
Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo), João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
VEJA OS LEVANTAMENTOS DAS OUTRAS ÁREAS