Close

Alep elege mesa novamente: Alexandre Curi assume presidência em fevereiro

Alep elege mesa novamente: Alexandre Curi assume presidência em fevereiro
  • Publishednovembro 12, 2024
Deputado Alexandre Curi (PSD) será o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) confirmou o comando da Casa para o biênio 2025/26. A nova eleição, nesta segunda-feira (11), manteve os nomes eleitos em agosto, na chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo, com o atual primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), como o futuro presidente, com mandato de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027.

O pleito ocorreu após aprovação de nova resolução anulando a decisão anterior, alterando a data de realização da eleição e permitindo que esta seja convocada apenas a partir do dia 1° de novembro do segundo ano de cada legislatura. 

A alteração busca dar segurança jurídica à eleição da Mesa, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ingressar com uma série de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) contra a antecipação de eleições em várias Assembleias do país. As ADIs da PGR são contra dispositivos de regimentos internos de Assembleias que permitem a antecipação das eleições da Mesa e tramitam no Supremo Tribunal Federal.

No entendimento da procuradoria, o marco temporal para a realização da eleição de Mesa Diretora de Assembleia Legislativa deveria ser o mês de outubro.

Composição da Mesa Diretora

  1. Flávia Francischini (União), vice-presidente;
  2. Delegado Jacovós (PL), segundo vice-presidente;
  3. Moacyr Fadel (PSD), terceiro vice-presidente;
  4. Gugu Bueno (PSD), primeiro-secretário;
  5. Maria Victoria (PP), mantida como segunda-secretária;
  6. Requião Filho (PT), terceiro-secretário;
  7. Alexandre Amaro (Republicanos), mantido como quarto-secretário;
  8. Goura (PDT), quinto-secretário.

Trajetória de Alexandre Curi

Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo. Já Alexandre Curi assumirá a presidência pela primeira vez.

Atual primeiro-secretário, Alexandre Curi ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos.

Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.

Foi reeleito em 2006, como o deputado estadual mais votado do Paraná. Em 2010, repetiu a votação expressiva da eleição anterior e foi reconduzido com mais de 134 mil votos.

Em 2014, obteve votação em 150 municípios paranaenses, retornando à Assembleia Legislativa. Chegou ao quinto mandato em 2018, com 147 mil votos.

Em 2022, tornou-se um dos 10 deputados estaduais mais votados do Brasil, com mais de 237 mil votos.

Escândalos de corrupção de Traiano

O deputado Ademar Traiano e o ex-deputado Plauto Miró Guimarães Filho fizeram um acordo com o Ministério Público e confessaram que receberam propina do grupo Malucelli para a licitação da TV Icaraí, responsável pela produção de conteúdo da TV Assembleia, canal do legislativo estadual do Paraná.

Em delação premiada ao Ministério Público do Paraná, em dezembro de 2022, “”Traiano e Plauto confessaram os crimes, aceitaram pagar o valor desviado (R$ 300 mil) para que o processo seja extinto.

Segundo o Ministério Público do Paraná, “o esquema de propina foi fechado em 2015 por Traiano, Plauto (ainda era deputado) e  empresário Vicente Malucelli”.

Vicente Malucelli fez delação premiada ao Ministério Público em 2015. Ele afirmou “que aceitou pagar propina para Traiano e Plauto porque ficou com medo de que eles não renovassem o contrato da TV Acaraí com a TV Assembleia”.

Deixe uma resposta