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“Floração de algas causou alteração de gosto e cheiro na água em PG”, diz Sanepar

“Floração de algas causou alteração de gosto e cheiro na água em PG”, diz Sanepar
  • Publishedmaio 23, 2025

 

Moradores de Ponta Grossa reclamam que “água está com gosto forte e cheiro ruim”. (Foto: Reprodução)

O Blog da Mareli Martins recebeu diversas reclamações nesta semana sobre gosto ruim e mau cheiro na água fornecida pela Sanepar. Os relatos são de que água já estaria vindo das torneias com alteração no gosto e também no cheiro. Alguns consumidores disseram que ficaram com medo de beber água.

Nós recebemos informações sobre a situação de moradores de bairros e vilas de várias regiões da cidade, Lagoa Dourada, Rio Verde, São José, Oficinas, Nova Rússia, Contorno.

“Além de ter um gosto muito forte, chama atenção o cheiro que também é forte, ficamos com medo de tomar a água e passar mal”, afirmou Regiane Maria dos Santos, que mora na região do Contorno.

O Blog da Mareli Martins questionou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) sobre o a situação da água. A empresa disse que “a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem”.

Conforme a Sanepar, a alteração na água aconteceu nesta semana. “A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Informamos que a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem”, informou a empresa.

A Sanepar declarou que não há riscos para a saúde. “A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema sensorial ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde”

A Sanepar destacou que tomou medidas técnicas para resolver o problema reforçou que todos podem tomar água sem riscos à saúde. “A  Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente.

Água suja

Sobre os casos de água suja, a Sanepar orientou que os clientes façam a reclamação formalmente. “Com relação à reclamação de água suja, o cliente precisa informar diretamente a Sanepar para atendimento pontual no endereço”.

Canais de atendimento da Sanepar

A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Companhia, para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br , pelo App Sanepar Mobile ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Nota completa da Sanepar

Atendendo recomendação da Portaria de Consolidação nº 5/2017-MS (Anexo XX alterado pela Portaria 888/2017), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Nesta sexta-feira (23), no laboratório da Sanepar, a alteração de gosto e cheiro na água é praticamente imperceptível.

Informamos que a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem. A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema sensorial ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde.

Deste modo, a Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente.

A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Companhia, para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.

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