
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem ao Paraná na quinta-feira (29) para oficializar a criação do assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST, com mais de 400 famílias. A comunidade Maila Sabrina está localizada entre os municípios de Ortigueira e Faxinal, na região dos Campos Gerais. A visita chegou a ser marcada para o dia 30 de abril, mas foi adiada com a viagem de Lula ao funeral do Papa Francisco, em Roma.
A área onde fica o assentamento a ser oficializado por Lula no Paraná tem 10,5 mil hectares e era conhecida como Fazenda Brasileira. Conforme as informações do Governo Federal e do MST, “antes da ocupação pelos sem terra serviu para a criação de búfalos e estava em estado de degradação ambiental intenso”.
Atualmente vivem no local mais de 1,6 mil pessoas, com grande diversidade de produção, com cultivo de grãos, hortaliças, verduras e frutas, pequenas criações de animais e também produção orgânica.
O início da construção da comunidade foi com a ocupação de uma pequena parcela da fazenda, em 2003, batizada de acampamento Che Guevara. No dia 16 de julho de 2005, com a ampliação do número de famílias, a ocupação avançou para a sede central da área. Em janeiro de 2006, por decisão coletiva, a comunidade passou a se chamar Maila Sabrina, em homenagem a uma criança sem terra que morreu no acampamento vítima de doença crônica.