Projeto sobre aumento do valor do IPTU em Ponta Grossa será encaminhado à Câmara nesta segunda (14)


O Projeto de Lei que trata do aumento do valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Ponta Grossa será encaminhado pela Prefeitura à Câmara dos Vereadores nesta segunda-feira (14). Segundo informações da Câmara, o PL será votado apenas em agosto. No entanto, muitas vezes, projetos como este são colocados às pressas e de surpresa.
O projeto seria encaminhado na sexta-feira (11), mas a Prefeitura segurou alegando que “precisava revisar o conteúdo”.
De acordo com a Prefeitura, “nenhum contribuinte terá aumento no IPTU maior que 50%”. O governo municipal alega que esta revisão dos valores do IPTU não ocorre há 47 anos.
A partir do estudo, o cálculo que estabelece o valor do IPTU de cada terreno será atualizado, porém com regras importantes: a principal delas é que, independentemente da correção, o reflexo no valor do imposto para o contribuinte não poderá ultrapassar 50% do valor pago em 2025. O mesmo procedimento será adotado a partir de 2027, com um limite de 10%, além da inflação do período.
Para dar ainda mais transparência ao processo, o valor do metro quadrado estabelecido pelo novo estudo, para todas as regiões de Ponta Grossa, estará disponível para consulta no site da Prefeitura.
Na última semana o aumento do IPTU gerou briga entre a prefeita Elizabeth e seu inimigo, antes amigo, Marcelo Rangel (PSD).
No primeiro mandato de Elizabeth Schmidt (União Brasil) houve uma tentativa de atualização dos valores do IPTU e o projeto chegou a passar em primeira discussão, mas na segunda votação houve manifestação popular e alguns vereadores arregaram e votaram contra. Dessa forma, o PL não passou.
Relembre
Câmara de PG terá protestos nesta quarta contra aumento do IPTU – Mareli Martins
Vereadores aprovam aumento de 50% no IPTU de Ponta Grossa – Mareli Martins
Vereadores aprovam aumento de 50% no IPTU de Ponta Grossa – Mareli Martins