Questionados, vereadores de PG evitam se posicionar sobre PL do aumento do IPTU, ITBI e ISS


O pacote de ajuste fiscal proposto pela Prefeitura de Ponta Grossa prevê aumentos significativos em impostos municipais a partir de 2026, mas depende da aprovação da Câmara dos Vereadores.
O pacote fiscal da Prefeitura inclui a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que resultará em aumento de até 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mais o reajusto da inflação. Além disso, o desconto para pagamento à vista vai cair de 15% para 5%.
O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) terá sua alíquota elevada de 2% para 2,5%. Além disso, o Imposto Sobre Serviços (ISS) passará por uma adequação na base de cálculo para excluir materiais em certas prestações de serviço.
O Portal Mareli Martins questionou os 19 vereadores a respeito do projeto. A pergunta foi sobre a posição de cada um a respeito do projeto que aumenta os valores dos impostos na cidade.
Ao questionar “o senhor (a) vai votar a favor ou contra o aumento do IPTU, do ISS e do ITBI em Ponta Grossa?”, a maioria não respondeu, ou seja, não disse “sim ou não”.
Dos 19 vereadores, somente dois vereadores responderam que “são contra o projeto”: Joce Canto (PP): “sem análise do projeto, sou contra, mas ainda vou fazer a análise”.
Já Maurício Silva (PSD) disse claramente “sou contra”.
Nove vereadores não responderam se são a favor ou contra o aumento do IPTU e demais impostos e afirmaram que estão “analisando o projeto”: Leandro Bianco (Republicanos), Divo (União Brasil), Dr. Zeca (União Brasil), Fábio Silva (Republicanos), Julio Kuller (PMB), Guilherme Mazer (PT), Professor Careca (PV), Florenal (Podemos), Enf. Marisleidy (PMB).
Oito vereadores fugiram da pergunta, ou seja, não responderam ao questionamento do Portal Mareli Martins: Dr. Erick (PV), Geraldo Stocco (PV), Jairton da Farmácia (PDT), Léo Farmacêutico (União Brasil), Pastor Ezequiel (DC), Paulo Balansin (União Brasil), Ricardo Zampieri (PL), Teka dos Animais (União Brasil).
Confira as respostas dos vereadores que se manifestaram:
Leandro Bianco (Republicanos): “Ainda não defini, estamos debatendo os projetos.”
Divo (União Brasil): “Temos que ver para frente.”
Dr. Zeca (União Brasil): “O vereador Dr.Zeca, está avaliando ainda o projeto. ‘Tendo em vista que acabou de ir para a Câmara Municipal, vou estudar cada artigo’.”
Enf. Marisleidy (PMB): “Estou analisando a situação, preciso sentar e discutir com os nobres pares e estudar os benefícios. Pode ter certeza que em breve estarei com a opinião formada.”
Fábio Silva (Republicanos): “Informo que estou analisando com responsabilidade o pacote de ajuste fiscal apresentado pela Prefeitura, que inclui propostas como o reajuste do IPTU, ITBI e ISS. Neste momento, estou em fase de estudo técnico e jurídico das medidas, ouvindo especialistas, a população e os setores envolvidos, para formar um posicionamento claro e embasado. Reforço meu compromisso com o equilíbrio fiscal, mas também com a justiça tributária e a defesa dos interesses da nossa população.”
Florenal (Podemos): “Acho que vamos fazer uns ajustes, para decidir o voto.”
Guilherme Mazer (PT): “Ainda estou estudando os projetos, debatendo no partido, com apoiadores e com a população.”
Joce Canto (PP): “Eu verifiquei que o projeto chegou hoje à câmara, ainda vou fazer a análise, mas inicialmente sem a análise sou contra o aumento de impostos.”
Júlio Küller (PMB): “Muito prematuro, estarei avaliando minuciosamente os projetos.”
Maurício Silva (PSD): “Contra.”
Prof. Careca (PV): “Ainda estou analisando essa questão do ajuste fiscal da prefeitura.”
O Portal Mareli Martins tentou contato com os vereadores listados abaixo na sexta-feira (18), cobrando novamente o posicionamento na segunda-feira, 21. Até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno dos seguintes parlamentares:
Dr. Erick (PV)
Geraldo Stocco (PV)
Jairton da Farmácia (PDT)
Léo Farmacêutico (União Brasil)
Pastor Ezequiel (DC)
Paulo Balansin (União Brasil)
Ricardo Zampieri (PL)
Teka dos Animais (União Brasil)
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Vale lembrar que nesta quarta-feira (23) uma Audiência Pública convocada pelo Presidente Júlio Küller deve acontecer no Plenário da Câmara Municipal às 16h30.
Com a colaboração de Levi de Brito Cantelmo, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Blog da Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
LEIA MAIS
Prefeitura de PG envia à Câmara o projeto que aumenta valores de IPTU, ISS e ITBI – Mareli Martins
Além do IPTU, taxas de ITBI e ISS podem ficar mais caras em Ponta Grossa – Mareli Martins
Além do IPTU, taxas de ITBI e ISS podem ficar mais caras em Ponta Grossa – Mareli Martins