Close
Destaque Paraná POLÍTICA

Deputado Sergio Souza é eleito presidente do MDB do Paraná

Deputado Sergio Souza é eleito presidente do MDB do Paraná
  • Publishedjulho 28, 2025
Deputado Sergio Souza é eleito presidente do MDB do Paraná. (Foto: Assessoria)

O deputado federal Sergio Souza foi eleito no último sábado (26) presidente estadual do MDB Paraná, durante convenção realizada no Hotel Aladdin, em Curitiba. A chapa “MDB de Todos” obteve expressiva votação de 130 votos favoráveis dos 136 convencionais presentes e online, representando 95% de aprovação. A nova executiva estadual comandará o partido pelos próximos dois anos, período estratégico que inclui as eleições gerais de 2026.

Em discurso durante a convenção, Sergio Souza enfatizou o papel histórico e atual do MDB na política brasileira. “O MDB nunca fugiu quando o país mais precisou dele. O Brasil está precisando muito do nosso MDB. É um partido enraizado, com princípios e causa, porque essa polarização, esse extremismo, não servem para o Brasil”, afirmou.

Souza também destacou que “o MDB não pode ter dono” e comprometeu-se a construir “um diretório estadual que valorize todos os nossos companheiros”, mantendo a tradição democrática e plural que caracteriza o partido desde sua fundação.

A chapa eleita representa continuidade e renovação, reunindo experientes lideranças políticas estaduais. O atual presidente Anibelli Neto passa ao cargo de tesoureiro. Renato Adur permanece como vice-presidente, garantindo estabilidade administrativa. O ex-prefeito de Tomazina, Flávio Zanrosso, assume como secretário-geral. Durante a convenção, o ex-governador Orlando Pessuti anunciou que deixará a secretaria-geral para presidir a Fundação Ulysses Guimarães no Paraná, fortalecendo a formação política e ideológica do partido no estado.

O novo comando estadual já projeta estratégias para 2026, com meta de ampliar a representação parlamentar do partido. Sergio Souza, que acumula experiência como senador (2011-2014) e três mandatos como deputado federal, além de ter presidido a Frente Parlamentar da Agropecuária, planeja fortalecer alianças políticas e expandir a base partidária.

“O MDB terá papel extraordinário nas próximas eleições e na participação dos debates, porque é através do diálogo que construímos um país e um partido”, concluiu o presidente eleito, reafirmando o compromisso histórico do MDB com a democracia e o desenvolvimento do Paraná.

 

Chapa “MDB de Todos” – Executiva Estadual eleita

  • Presidente: Sergio Souza (Curitiba) – Deputado Federal
  • Vice-presidente: Renato Adur (Curitiba)
  • Tesoureiro: Anibelli Neto (Curitiba) – Deputado Estadual
  • Secretário-geral: Flávio Zanrosso (Tomazina)

 

Sobre o MDB

A eleição marca transição na liderança do partido que completa 59 anos de história em 2025. O MDB (antes MDB), foi fundado em 1966 como movimento de oposição democrática durante o regime militar, consolidou-se como protagonista da política paranaense, elegendo governadores como José Richa (1983-1986), primeiro governador emedebista do estado, Álvaro Dias (1987-1991) e Roberto Requião, único político a governar o Paraná por três mandatos.

No cenário nacional, o partido liderou a campanha das Diretas Já e teve papel fundamental na redemocratização brasileira, com Ulysses Guimarães presidindo a Assembleia Nacional Constituinte que promulgou a Constituição Federal de 1988.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *