Vereador Professor Careca diz que votará contra aumento do IPTU em Ponta Grossa


O vereador Professor Careca (PV) utilizou o momento da comunicação parlamentar da sessão ordinária desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), para manifestar que votará contrário ao aumento do IPTU em Ponta Grossa. O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, deverá tramitar pela Casa de Leis nos próximos dias.
De acordo com a proposta do Executivo, a revisão da planta genérica deverá gerar aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até 50%. E nos casos de pagamentos à vista, o desconto para os contribuintes deixará de ser 15% e será 5%. A Prefeitura Municipal justifica o aumento pela defasagem da Planta Genérica de Valores em 47 anos, segundo apontamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
Durante seu discurso, o vereador Professor Careca (PV) reforçou que o aumento resultará em problemas financeiros às pessoas mais carentes do município. “Eu defendo as pessoas mais carentes, os trabalhadores, a favela. E eu não quero pagar o preço de tirar o pão dessas famílias, por uma decisão errada. Então nesse momento eu me manifesto contrário ao aumento do IPTU”, disse o vereador.
Careca ainda lembrou que o tema precisa ser levado a todos os bairros da cidade, em audiências públicas em horários acessíveis. “A população precisa entender, ponto a ponto aquilo que será votado, os impactos na vida de quem vive em Ponta Grossa. Não é um tema para ser votado em plenário sem ser amplamente discutido com a nossa população”, destacou o vereador.