Após dizer que votaria contra, vereador Careca “muda o voto” e diz “sim” ao aumento do IPTU de Ponta Grossa


A votação relâmpago do aumento do IPTU de Ponta Grossa deixou no ar “muitos mistérios”, como por exemplo, o “misterioso caso do vereador que mudou o voto e decidiu bailar com o governo”. O vereador Professor Careca (PV) anunciou que votaria contra o projeto, mas votou a favor. E, por sinal, fez questão de anunciar que votaria contra, como alguém que manda um recado “aos 44 cantos”.
Dizem os linguarudos de plantão que “não há nada melhor do que um café e um bom mimo para refletir melhor”. Pra quem já declarava aos 44 cantos da cidade, que votaria contra… entendedores, entenderão!
Careca utilizou a mídia da Câmara para dizer que ele “jamais votaria a favor de um projeto que prejudica o povo”. Só que pelo jeito, o povo que ele se referiu não é bem o que se chama propriamente de povo.
O fato é que na hora do “vamos ver”, Careca se entregou aos encantos do poder e votou sim (a favor do aumento do IPTU). E a desculpa do vereador ficou pior que mudar o voto : “o impacto será só de 30% e não mais de 50%”.
Vale dizer que o aumento do IPTU será de 30% em 2026 e 20% nos demais anos, ou seja, conseguiram piorar o projeto. Na proposta inicial, o aumento seria de 50% em 2026 e 10% nos próximos anos. Só mudou o percentual de 50% para 30% no primeiro ano, mas nos outros anos o aumento será ainda maior, 20%. O vereador “desatento” esqueceu de falar essa parte.
Na segunda-feira (28), ao anunciar o voto contrário, Careca disse que o projeto iria prejudicar os mais carentes. “Eu defendo as pessoas mais carentes, os trabalhadores, a favela. E eu não quero pagar o preço de tirar o pão dessas famílias, por uma decisão errada. Então nesse momento eu me manifesto contrário ao aumento do IPTU”.
E o vereador destacou que um projeto como esse não poderia ser votado às pressas: “não é um tema para ser votado em plenário sem ser amplamente discutido com a nossa população”.
Ocorre que a votação foi exatamente assim, rápida e sorrateira. E o Careca que foi elogiado pela posição contrária, agora levanta suspeitas, mas por qual motivo ele mudou o voto?
Falando em motivos, logo vamos falar sobre os cargos que vão surgir e de outros que vão dar tchau! Muitos telefones tocaram após a votação, tinha até vereador muito assustado com a “tal retaliação”.
Vou contar só mais essa, por hoje…
Um assessor, desses que parece um poste no plenário, disse a esta jornalista: “só quero ver o que vai acontecer agora, nós vamos levar pau porque o nosso vereador foi contra”.
Como assim, assessor? Levar pau de quem, se o povo vai elogiar quem votou contra?
“Na outra vez, os que votaram contra o projeto, não se elegeram. Agora não vai vir mais nada pra nós”, lamentou o assessor e indignado, chorando também aos 44 cantos da cidade.
É meu povo, “é rir pra não chorar”!