Close
Destaque POLÍTICA Ponta Grossa

Ricardo Zampieri, da base do governo, vota contra aumento do IPTU em PG: “não posso trair meu eleitor”

Ricardo Zampieri, da base do governo, vota contra aumento do IPTU em PG: “não posso trair meu eleitor”
  • Publishedjulho 31, 2025
Ricardo Zampieri, da base do governo, vota contra aumento do IPTU em PG: “não posso trair meu eleitor”. (Foto: CMPG)

Mesmo na base do governo de Elizabeth Schmidt (União Brasil), o  vereador Ricardo Zampieri (PL) votou contra o projeto de lei que aumenta em 30% o IPTU em 2026 e 20% nos anos seguintes.

O Portal Mareli Martins conversou com o vereador Ricarso Zampieri e ele afirmou que de fato está com o governo na maior parte do tempo, por acreditar que a prefeita Elizabeth Schmidt faz um bom mandato. Mas, segundo ele, isso não se refletiu no projeto aprovado às pressas na quarta-feira (30) e que aumenta o IPTU da população de Ponta Grossa

“Não é justo para o contribuinte, compensar quarenta e oito anos de defasagem em três ou quatro anos, com reajustes anuais que superam a casa dos 20%. É preciso ter um comprometimento maior com os eleitores que me elegeram do que com o governo, mesmo sendo da base”, disse.

O vereador Zampieri defendeu que “o projeto de lei seria mais justo se pleiteasse os novos valores para os terrenos baldios e não para todos indistintamente” e afirmou que isso não afetaria pessoas com poder aquisitivo menor.

“Com isso, seria possível combater, de fato, a especulação imobiliária em regiões nobres, mas não afetaria o morador com poucos recursos das vilas mais distantes. Não podemos justificar um aumento amplo com exemplos que são a exceção à regra, no caso, terrenos baldios e imóveis ocupados”, destacou.

Ricardo Zampieri acredita que haverá um impacto significativo para a população. Ele lembrou que no primeiro ano (2026), o aumento será de 30% mais a variação do IPCA, chegando a algo em torno de 35%. Nos anos seguintes, os reajustes serão de 20% mais o IPCA, chegando a 25%.

“Ao final de três anos, o contribuinte estará pagando aproximadamente o dobro do imposto que paga hoje. Muitos terão que tirar de onde não tem, reduzir gastos com comida ou saúde, para pagar o tributo municipal”, enfatizou.

Mesmo com voto contrário, o vereador Ricardo Zampieri deixou claro que não está se distanciando do governo de Elizabeth. “Foi apenas um posicionamento contrário nesta matéria específica, algo que eu já tinha informado quando o projeto chegou à Câmara Municipal. Eu não posso votar a favor de algo que vai acarretar dificuldades à população e meus eleitores, mesmo que meu voto signifique ficar contra o governo”, disse

Porém, “acredito que o governo da prefeita Elizabeth é muito bom e tem prestado bons serviços à comunidade e, por isso, sigo apoiando”, concluiu o vereador Ricardo Zampieri.

 

*O Portal Mareli Martins ouviu Zampieri (PL), que votou contra o Projeto.  E também ouviu Guilherme Mazer (PT), que votou a favor da proposta. O objetivo é proporcionar aos nossos leitores a oportunidade de avaliar o tema com diferentes opiniões dois lados. Dessa forma, cada leitor pode construir sua opinião. É democrático e saudável!

Lembrando que acompanhamos o projeto desde o início (bastidores) e ouvimos a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da entrevista com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokviski.

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Blog da Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 

Os votos

Quem votou a favor? (12)

Votaram a favor do aumento do IPTU os vereadores: Júlio Kuller (MDB), Pastor Ezequiel (DC), Paulo Balansin (União Brasil), Teka dos Animais (União Brasil), Jairton da Farmácia (PDT), Dr. Zeca (União Brasil), Divo (União Brasil), Florenal (Podemos), Prof. Careca (PV), Leandro Bianco (Republicanos), Fábio Silva (Republicanos) e Guilherme Mazzer (PT).

Quem votou contra? (6)

Votaram contra o aumento do IPTU os vereadores: Geraldo Stocco (PV), Dr. Erick (PV), Enf. Marisleidy (PMB), Maurício Silva (PSD) , Léo Farmacêutico (União Brasil) e Ricardo Zampieri (PL).

Quem mudou o voto?

Professor Careca (PV), disse que votaria contra, mas mudou para os lados do governo e disse que “votou a favor porque diminuiu o impacto no bolso do povo de 50% para 30% em 2026”. O vereador só esqueceu de falar do aumento de 20% no IPTU nos próximos anos!

Ausência

A vereadora Joce Canto (PP) não compareceu à sessão (justificativa: participação na 5a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres em Foz do Iguaçu, Paraná.

LEIA MAIS!

Em votação relâmpago, Câmara de Ponta Grossa aprova aumento no valor do IPTU: veja como votou cada vereador – Mareli Martins

Vereador e presidente do PT de Ponta Grossa vota favor do aumento do IPTU: “sou responsável e não populista”, diz – Mareli Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *