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Copel diz que “terceirizada errou” e garante que “não haverá cobrança indevida” à comunidade em Castro

Copel diz que “terceirizada errou” e garante que “não haverá cobrança indevida” à comunidade em Castro
  • Publishedagosto 6, 2025
Copel diz que “terceirizada errou” e garante que “não haverá prejuízos” à comunidade em Castro. (Foto: AEN)

Após o Portal Mareli Martins divulgar nesta quarta-feira (6) as cobranças abusivas na conta de luz dos moradores da Comunidade Padre Roque Zimmermann, em Castro, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) disse que “o erro foi de funcionários de uma empresa terceirizada” e garantiu que os moradores “não serão onerados”. (Veja a nota no final do texto)

De acordo com nota enviada ao Portal Mareli Martins, houve “erro por parte dos funcionários da empresa terceirizada que instalou os medidores”, o que gerou cobranças elevadas a seis consumidores.

A empresa de energia elétrica pediu desculpa aos consumidores e disse que “nenhum cliente será onerado indevidamente”.

A Copel informou também que “bloqueou as cobranças indevidas e determinou a revisão das instalações de cada medidor cujos valores foram além do normal”.

Os moradores da comunidade, assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras (MST) receberam ligações de energia elétrica individuais há cerca de três meses. Neste período, alguns receberam faturas com valores que variavam entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00. O Portal Mareli Martins noticiou o fato com exclusividade (relembre aqui).

Veja a íntegra da nota da Copel

“A Copel informa que, no processo de instalação de medidores de energia, foram cometidos erros por parte de eletricistas da empresa terceirizada Pelehnsa Energia do Brasil Ltda., que geraram valores incorretos nas faturas emitidas a seis clientes da Comunidade Padre Roque, em Castro. A Copel se desculpa com os clientes pelo equívoco. Nenhum cliente será onerado indevidamente. A Copel bloqueou a cobrança e determinou a revisão das instalações de cada uma das unidades consumidoras relacionadas. A localidade é uma antiga área de ocupação que passou por processo de regularização fundiária. O erro da empresa terceirizada ocorreu na ligação oficial dessas unidades consumidoras à rede elétrica.”

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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