Acipg lamenta cancelamento da Efapi em Ponta Grossa


A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa anunciou o cancelamento da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) neste ano. O motivo, segundo a nota distribuída à imprensa, “foi decreto 25410/2025 de contenção de gastos, que impede gastos ainda não previstos até o final do ano”, disse a Prefeitura.
O Portal Mareli Martins questionou a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg), que conta também com a participação de representantes do agronegócio, sobre o cancelamento.
A entidade respondeu em nota, dizendo que “lamenta a não realização da feira que já é tradicional na história de Ponta Grossa”.
“A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) lamenta o cancelamento da Efapi 2024, decisão anunciada pela Prefeitura Municipal por razões de contenção de despesas. Reconhecemos a Efapi como um evento tradicional e de grande importância para o agronegócio, setor fundamental para a economia de Ponta Grossa, além de ser um importante vetor de movimentação econômica para o comércio, indústria e serviços locais”, declarou a Acipg.
A primeira Efapi aconteceu em 1969, no local onde hoje é o campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em Uvaranas.
A Acipg também foi questionada sobre a possibilidade da Efapi ser realizada pela iniciativa privada, uma vez que o comércio, indústria e o agronegócio são os maiores interessados.
Segundo a entidade de classe empresarial, a exposição “é um evento de grande porte e complexidade, que demanda estrutura, logística e responsabilidade além da capacidade atual de qualquer entidade individual.”
Disse ainda que não é seu propósito assumir a responsabilidade pela feira, mas que está disposta a “dialogar com o poder público e outras entidades para pensar modelos futuros que possam viabilizar o evento.”
A Acipg não se manifestou sobre outros assuntos como aumento de secretarias e cargos comissionados, aumento de salários da prefeita, vice-prefeito e secretários.
A Acipg foi favorável ao aumento do IPTU de Ponta Grossa em 30% no ano de 2026 e 20% nos próximos quatro anos.
Veja a íntegra da nota da Acipg
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) lamenta o cancelamento da Efapi 2024, decisão anunciada pela Prefeitura Municipal por razões de contenção de despesas. Reconhecemos a Efapi como um evento tradicional e de grande importância para o agronegócio, setor fundamental para a economia de Ponta Grossa, além de ser um importante vetor de movimentação econômica para o comércio, indústria e serviços locais.
Quanto à possibilidade de a iniciativa privada assumir a realização do evento, a Acipg entende que a Efapi é um evento de grande porte e complexidade, que demanda estrutura, logística e responsabilidade além da capacidade atual de qualquer entidade individual. Não é propósito da Acipg assumir a responsabilidade pela realização da Efapi, mas estamos abertos a dialogar com o poder público e outras entidades para pensar modelos futuros que possam viabilizar o evento.
A Acipg segue focada em seus projetos e eventos – mais de 500 ao ano em sua sede –, que geram uma circulação média de 1.500 pessoas por semana e movimentam a economia local. Continuaremos a trabalhar em conjunto com outras entidades para fortalecer o ambiente de negócios.
Veja o que disse a Prefeitura de Ponta Grossa
https://www.instagram.com/p/DMqBVhEul_1/?igsh=eTM1MThubmE2MjZn
Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).