Prefeitura de PG distribui panfletos em defesa da terceirização da merenda e gera polêmica


A distribuição de panfletos sobre a terceirização da merenda escolar em unidades da rede municipal de ensino de Ponta Grossa provocou reação crítica de servidores, parlamentares e educadores. Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ), o material foi elaborado pela Prefeitura e encaminhado às escolas e CMEIs com orientação para que fosse entregue aos pais por meio dos alunos — utilizando, para isso, a estrutura pública da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O presidente do SindServ, Luiz Eduardo Pleis, classificou a ação como “apeladora” e “vergonhosa”. De acordo com ele, vans da SME foram utilizadas para distribuir os panfletos, que chegaram em grande volume às unidades escolares.
“Foi usado dinheiro público com um material que não tem qualquer intenção pedagógica. É propaganda pró-privatização da merenda, entregue por professores e servidores, em horário de trabalho, dentro das escolas”, afirmou.
A crítica também chegou à Câmara Municipal. O vereador Geraldo Stocco (PV) anunciou que levará o caso ao Ministério Público. Em discurso na tribuna, questionou a entrega do folder: “Nunca foi distribuído um material pedagógico aos pais. Mas agora, para justificar uma decisão política, a SME mobiliza toda a rede para entregar propaganda”, disse.
Professores da rede municipal, que pediram anonimato por temerem represálias, confirmaram ao Portal Mareli Martins que receberam orientações para entregar os panfletos aos alunos, com a recomendação de que fossem repassados aos responsáveis.
Segundo relatos, o conteúdo não foi discutido com os profissionais da educação, tampouco houve espaço para contraponto ou esclarecimento sobre o processo de terceirização.
A ausência de transparência sobre os custos da produção e distribuição do material também foi apontada como problema. “Pela qualidade do papel e pela quantidade enviada, é possível supor que o gasto foi alto. Mas não há qualquer prestação de contas sobre isso”, afirmou Pleis.
A iniciativa da Prefeitura ocorre em meio a debates sobre a ampliação da terceirização da merenda escolar, tema que tem gerado preocupação entre servidores e educadores.
Para o SindServ, o uso da estrutura pública para promover uma narrativa política, sem diálogo com a comunidade escolar, fere princípios da administração pública e compromete a confiança nas políticas educacionais do município.
Por outro lado, a vereadora Joce Canto (PP) e sua irmã, a deputada estadual Mabel Canto (PP), encaminharam denúncia ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conforme já noticiou, com exclusividade, o Portal Mareli Martins. Você pode ler a matéria aqui.
Veja o panfleto
Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).