Close
Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA

Cristina Graeml oficializa filiação no União Brasil e mira vaga no Senado pelo Paraná

Cristina Graeml oficializa filiação no União Brasil e mira vaga no Senado pelo Paraná
  • Publishedsetembro 26, 2025
Cristina Graeml oficializa filiação no União Brasil e mira vaga no Senado pelo Paraná. (Foto: Divulgação)

A jornalista Cristina Graeml oficializou nesta sexta-feira (26) sua filiação ao União Brasil, em evento que contou com a presença do senador Sergio Moro, pré-candidato ao governo do Paraná em 2026.

A movimentação marca mais um capítulo na trajetória política de Graeml, que deixa o Podemos após sete meses e passa a integrar uma das principais forças do chamado Centrão.

Durante o ato de filiação, Moro destacou que o objetivo da aliança é “unificar a direita e a centro-direita para as eleições do próximo ano aqui no Paraná”.

O senador Sergio Moro reiterou que não faz oposição ao atual governador Ratinho Junior (PSD) e apontou o PT e seus aliados como adversários comuns. “Nós vamos mostrar que o Paraná pode ser diferente, que pode resistir à desgovernança, ao descontrole, à corrupção e ao crime organizado”, afirmou.

No entanto, Moro atualmente é pré-candidato contra o nome que será lançando por Ratinho Jr, que pode ser o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD) ou o secretário das Cidades, Guto Silva. Exceto, se lá na frente, Moro decidir entrar para o “mesmo time”.

Cristina Graeml, que disputou a prefeitura de Curitiba em 2024 pelo PMB e obteve 390 mil votos no segundo turno, agora mira uma das duas vagas ao Senado em 2026. Em seu discurso, ela ressaltou a importância de fortalecer o Legislativo diante de possíveis derrotas da direita no Executivo federal.

“Se acontecer algo que a gente não queira em nível nacional, pelo menos dentro de um Senado forte a gente pode fazer frente aos descaminhos que enfrentamos no Brasil”, declarou.

A jornalista também enfatizou seu compromisso com o Paraná: “A intenção da pré-candidatura ao Senado não é só ser uma voz forte num corpo de senadores mais atuante e corajoso, mas também levar o Paraná a ter mais projeção no Brasil”.

A chegada de Graeml ao União Brasil ocorre em meio à formação da Federação União-Progressistas, que reúne o União Brasil e o Progressistas. A federação será a maior força congressual do país em 2026, consolidando o comando do Centrão com Davi Alcolumbre no Senado e Ricardo Barros na Câmara.

No Paraná, o Progressistas já lançou a pré-candidatura da ex-governadora Cida Borghetti ao governo estadual, o que indica uma disputa interna pela hegemonia regional, mas está mais com cara de “negociação e acertos”, algo que o deputado federal Ricardo Barros (PP), entende muito bem!

A movimentação de Graeml é vista como estratégica. No Podemos, enfrentava a sombra do veterano Álvaro Dias, que se articula para disputar o Senado em 2026. Ao migrar para o União Brasil, repete o caminho de Sergio Moro em 2022, que também deixou o Podemos para viabilizar sua candidatura.

Todos juntos

Cristina Graeml, Sergio Moro, a prefeita de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt, todos do União Brasil, e a deputada estadual Mabel Canto, do Progressistas, agora fazem parte da Federação União-Progressistas, que reúne os partidos União Brasil e Progressistas.

Ao menos na Federação, estão todos juntos. O que não significa que, unidos, vão seguir os mesmos caminhos políticos.

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Deixe uma resposta