Ponta Grossa fica fora da lista dos 40 municípios contemplados com ônibus para pessoas idosas

A cidade de Ponta Grossa não será contemplada com com ônibus adaptados para fortalecer políticas públicas voltadas a pessoas de 60 anos ou mais. O governo de Ratinho Jr anunciou nesta quinta-feira (23) os 40 municípios que vão receber os veículos e a cidade ficou de fora.
A lista foi oficializada com a publicação da Resolução N° 169/2025, (atendendo aos critérios da Resolução 152/2025) divulgada no Diário Oficial do Estado em 22 de outubro de 2025. A iniciativa faz parte da estratégia Cuida Mais Paraná, que tem como principal objetivo ampliar o acesso da população idosa a serviços públicos, ações de promoção social e atividades de integração.
Nos Campos Gerais as cidades de Prudentópolis e Palmeira vão receber o transporte, além de outras cidades próximas à Ponta Grossa, como Irati e Guarapuava.
No dia 13 de outubro, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) publicou nas redes sociais que a cidade recebeu o selo de “Cidade amiga da pessoa idosa”. “Com muita alegria, recebemos a notícia que Ponta Grossa foi reconhecida como “Cidade Amiga da Pessoa Idosa” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ponta Grossa entrou para a rede mundial de cidades que promovem um ambiente acolhedor para quem vive o envelhecimento ativo, saudável e participativo. Cuidar de quem tanto fez por nós é uma das maiores demonstrações de amor que uma cidade pode ter”, declarou a prefeita.
Veja a publicação da prefeita
Se a cidade faz parte da rede “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”, chama atenção o fato de Ponta Grossa não ter sido contemplada com os ônibus adaptados para as pessoas idosas. O Portal Mareli Martins questionou a Prefeitura de Ponta Grossa, mas ainda não obteve resposta.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, os municípios contemplados atenderam integralmente aos critérios e exigências previstos na Resolução nº 152/2025. Ela explica, também, que tiveram prioridade aqueles que fizeram adesão à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além dos que apresentaram maior percentual de população idosa, conforme o Censo IBGE 2022.
Ainda não é possível afirmar se Ponta Grossa não foi contemplada por não estar cumprindo as exigências da Resolução 152/2025 ou se o que falta mesmo é representação política na esfera estadual ou ainda o reflexo das divergências políticas.
Recentemente o Paraná se tornou o primeiro da América do Sul reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Estado Amigo da Pessoa Idosa. Com isso, se torna oficialmente afiliado à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da OMS, em um reconhecimento que é válido de 2025 a 2028.
Veja o que diz a Resolução 152/2025
Municípios contemplados:
Pérola do Oeste
Corumbataí do Sul
Sulina
Bom Sucesso do Sul
Planalto
Verê
Pérola
Enéas Marques
Ivaiporã
Capanema
Renascença
Capitão Leônidas Marques
Salgado filho
Santa Izabel do Oeste
Londrina
Maringá
Curitiba
Itapejara do Oeste
Realeza
Barracão
Chopinzinho
Santo Antônio do Sudoeste
Nova Esperança do Sudoeste
Prudentópolis
Irati
União da Vitória
Palmeira
Francisco Beltrão
Vitorino
Pato Branco
Dois Vizinhos
Toledo
Guarapuava
Cascavel
Santa Tereza do Oeste
Colombo
Araucária
Florai
Godoy Moreira
Rancho Alegre.




