Close
Destaque POLÍTICA Ponta Grossa

População apoia moção de repúdio à Teka dos Animais: “apenas usou os animais pra se eleger”

População apoia moção de repúdio à Teka dos Animais: “apenas usou os animais pra se eleger”
  • Publisheddezembro 17, 2025
População apoia moção de repúdio à Teka dos Animais: “apenas usou os animais pra se eleger”.

A vereadora Teka dos Animais (União Brasil) recebeu e segue recebendo uma enxurrada de críticas da população de Ponta Grossa. A onda de manifestações veio depois que o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa divulgou que aprovou uma moção de repúdio à atuação da vereadora, que segundo o conselho “ela não faz nada pelos animais e ainda usou a causa para se eleger”.

Vale destacar que o conselho é composto pelas entidades que mais atuam em defesa dos animais, as quatro principais ONGs e duas mais influentes universidades, provável eleitorado de Teka ou ex-eleitorado!

A moção de repúdio foi aprovada na reunião da última terça-feira (9) e só teve dois votos contrários, sendo dois órgãos ligados ao governo municipal (Secretaria de Saúde e Guarda Municipal). Os demais e órgãos e todas as Organizações Não Governamentais (Ongs) que atuam na defesa dos animais aprovaram a moção de repúdio a atuação da vereadora em relação à causa animal na cidade.

Em todas as redes sociais, grupos de WhatsApp são muitas as mensagens de apoio ao conselho pela moção de repúdio. A vereadora Teka chegou a apagar diversos comentários em suas redes sociais e manteve apenas de seus apoiadores.

A população sugeriu que a vereadora retire os bichinhos do nome e passe a ser chamada de ‘Teka da Beth’.

“Enviei ideia de projetos para ela, me ignorou. Os animais da nossa cidade estão pedindo socorro! Precisamos de pessoas capacitadas para atuar pela vida dos animais”, disse Mariangela Beleski.

“Essa senhora não será mais eleita na cidade”, declarou Luciane Santos.

Até que enfim resolveram colocar a público o desinteresse desta vereadora com a causa que ela mesmo diz defender. Omissa todas as vezes em que foi solicitada”, afirmou Ariane Lara.

Desde que a moção de repúdio, Teka não se manifestou, não respondeu nossa reportagem e não falou com o conselho. Tudo indica que moção de repúdio será lida na Câmara dos Vereadores em 2026.

Em suas redes, Teka visivelmente irritada apenas passou a publicar mais vídeos fazendo propaganda do deputado federal Matheus Laiola (União Brasil), outro que se elegeu pela causa animal e não tem atendido a causa.  Teka já trabalhou para o deputado e pediu votos para ele em Ponta Grossa.

Em uma das publicações, a vereadora diz que ele trouxe recursos para ongs “R$ 250 mil para ongs”, mas a informação foi rebatida pelas próprias ongs que pediram pra ela citar quais ongs e desmentiram a vereadora. “Publica o nome das ongs”. “Quem recebeu?” “As ongs não receberam nada”.

A moção de repúdio

Segundo o Conselho, os motivos para a aprovação da moção de repúdio estão relacionados à omissão da vereadora da Teka diante de causas urgentes como a situação da castração dos animais, a fraude na licitação para a escolha da clínica que vai administra o Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), as irregularidades presentes no CRAS e nas castrações já existes, o uso de anestésico irregular pela clínica escolhida.

Uma Comissão Especial de Investigação (CEI) da Câmara dos Vereadores apontou todas as irregularidades e a vereadora Teka se recusou a assinar o relatório. E nada fez sobre o caso grave da clínica que pretendia operar os animais sem a anestesia correta.

O Portal Mareli Martins teve acesso aos vídeos da reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa. Em um dos vídeos, a representante do Grupo Fauna de Proteção aos Animais, Isabelo Futerko, diz que é inadmissível que uma vereadora eleita pela causa animal, não tenha feito nada sobre tantas irregularidades.

“Ela não assinou o relatório da CEI que levantou as irregularidades, nada fez. Se ela não concordava com aquele relatório que fizesse um outo a parte, mas não fez nada, não assinou e não se manifestou e sabia de tudo. Isso é muito grave, pois ela foi eleita pela causa animal e veio dizer que não teve tempo de ler, sendo que foi eleita pra isso”, criticou Isabeli.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa, Thiago Gilberto do Prado, afirmou que a vereadora usou a causa animal para se eleger, que muitos deram o voto para ela pensando que a vereadora lutaria pelos animais, mas destacou que a vereadora descumpriu o que prometeu.

“Essa moção de repúdio é pela atitude da vereadora Teka dos Animais, ela se elegeu com a bandeira de proteção aos animais, ela se elegeu com essa bandeira, então tem que defender os animais, independente do partido, se o partido é contra, tem que sair do partido, nunca quebrar o lado moral. E ela fez isso, e ela não quebrou só uma linha entre ela e os animais, mas entre ela e todas as pessoas que votaram nela”, disse.

Segundo o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa, a moção de repúdio à vereadora Teka se deve principalmente:

– pela omissão da vereadora em fiscalizar o processo licitatório do CRAR, mesmo após denúncias de indícios de fraude e precarização do protocolo anestésico, agindo de forma conivente com o retrocesso nos direitos dos animais

– pela postura da parlamentar em votar contrariamente aos interesses defendidos por este Conselho (ou ausência de posicionamento público), ignorando os pareceres técnicos emitidos pelo órgão colegiado

– pelo fato de que a conduta enfraquece a luta pela proteção animal no município e deslegitima o mandato outorgado pela população para a defesa desta causa específica

 – Por isso o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa deliberou a moção de repúdio à atividade parlamentar da vereadora Teka dos Animais, em virtude de sua atuação incompatível com a defesa intransigente do bem-estar animal.

LEIA MAIS

Conselho de Defesa dos Animais de PG aprova moção de repúdio à vereadora Teka dos Animais: “não atua pelo bem-estar animal” – Mareli Martins

Deixe uma resposta