Em busca do tricampeonato, Operário estreia contra o Londrina no Paranaense nesta quarta (7)

Atual campeão paranaense, o Operário-PR chega na temporada 2026 para defender o título e busca o tricampeonato estadual. O Fantasma conquistou os Paranaenses de 2015 e 2025.
O elenco do Operário-PR passa por uma reformulação e teve a saída de peças de destaque em 2025, como o atacante Rodrigo Rodrigues.
Por outro lado, peças importantes como o camisa 10 Boschilia, o goleiros Vagner e Elias, os meio-campistas Índio e Zuluaga, renovaram e permanecem no time.
A estreia do Operário-PR no Paranaense será na quarta-feira, contra o Londrina, às 19h, no Estádio do Café, fora de casa.
Agenda de jogos (1ª fase)
- 1ª rodada: Londrina x Operário-PR – quarta-feira, 07/01, 19h
- 2ª rodada: Operário-PR x Maringá – sábado, 10/01, 16h
- 3ª rodada: Athletico x Operário-PR – quarta-feira, 14/01, 20h30
- 4ª rodada: São Joseense x Operário-PR – domingo, 18/01, 18h30
- 5ª rodada: Operário-PR x Cascavel – quarta-feira, 21/01, 20h
- 6ª rodada: Operário-PR x Foz do Iguaçu – sábado, 24/01, 16h
Reforços e time-base
Até o momento, o time do interior do estado anunciou oito reforços para a temporada atual: os zagueiros José Cuenúos e Jhan Pool, os laterais Moraes Júnior, Mikael Doka, os meio-campista Vinícius Diniz e Matheus Trindade e o atacantes Edwin Torres e Aylon.
O maior destaque do grupo é o meia Gabriel Boschilia, que vai para a terceira temporada pelo Fantasma. O jogador tem 71 jogos pela equipe, com 19 gols e oito assistências.
Time-base do Operário-PR: Elias; Diogo Mateus, Miranda, Cuenú e Gabriel Feliciano; Matheus Trindade, Vinícius Diniz e Boschilia; Edwin Torres, Léo Gaúcho e Aylon.
Técnico

Treinador do Operário-PR em 2025, Alex renovou para a esta temporada e segue no comando do Fantasma. Ele chegou na metade da Série B, após a saída de Bruno Pivetti, e conseguiu a permanência na Segundona. O atleta teve oito vitórias, 10 empates e oito derrotas em 26 jogos.
Aos 48 anos, o ex-meia faz o primeiro trabalho em um time paranaense. Antes, passou pelo Antalyaspor, da Turquia, pelo Avaí e foi treinador das categorias de base do São Paulo.
Histórico
Cada vez mais consolidado no cenário nacional, o Operário-PR chega ao Paranaense como um dos favoritos ao título. A equipe fundada em 1912 já foi campeã da Série D, em 2017, e da Série C, em 2018, e sonha com um acesso inédito à elite do Brasileirão.
O Campeonato Paranaense de 2026 terá nova fórmula de disputa, com os 12 times divididos em dois grupos de seis cada na primeira fase e mata-mata a partir das quartas de final. O estadual começa no dia 6 de janeiro e tem final prevista para 7 de março. A competição terá 12 datas, uma redução em relação aos últimos anos. A diminuição é devida ao novo calendário do futebol brasileiro.
Operário lança novo uniforme e apresenta a “pele do Fantasma” para a temporada

O Operário Ferroviário apresentou oficialmente, na noite desta segunda-feira (05), seu novo uniforme para a temporada 2026. O lançamento aconteceu na sede do Sicredi Nova Rússia, em Ponta Grossa. Patrocinador do clube e anfitrião do evento, o salão de eventos da empresa recepcionou dirigentes, atletas, comissão técnica, parceiros, imprensa e convidados especiais.
Mais do que a apresentação de uma camisa, o evento simbolizou uma nova fase do clube, marcada por ambição, identidade e respeito à história construída ao longo dos anos, destacando o significado do uniforme como um símbolo que carrega tradição, luta e o sentimento da torcida alvinegra.
Durante o evento, o presidente do Grupo Gestor do Operário Ferroviário, Álvaro Góes, destacou o cuidado do clube em preservar sua identidade e reforçou que o novo uniforme representa o orgulho de vestir o manto alvinegro. “Essa camisa traduz a força da nossa torcida, a identidade do Fantasma e o compromisso de seguir trabalhando com seriedade, mas com grandes objetivos”, declarou.
Em nome do elenco, o volante Elias, jogador com mais jogos pelo clube desde a profissionalização, reforçou o peso simbólico do uniforme. “Vestir essa camisa é carregar uma história e uma torcida apaixonada. Nosso compromisso é respeitar esse manto e entregar o máximo em todos os jogos”, afirmou.
O ponto alto da noite foi a revelação oficial do novo uniforme, desenvolvido pelo designer do clube, Enzo Binotto, e produzido pela fornecedora Karilu Sports. A apresentação foi dividida em atos, mostrando o uniforme principal de jogo, uniforme de goleiros, modelos de concentração e viagem.
O evento foi finalizado com agradecimentos aos parceiros, convidados e à torcida, reforçando que o novo manto representa a união entre passado, presente e futuro do Operário Ferroviário. O Fantasma estreia o novo uniforme na próxima quarta-feira (07), contra o Londrina no Estádio do Café.
Informações sobre pré-venda e valores serão divulgados em sequência pelo Operário Ferroviário e Loja do Fantasma.




