Close
Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA

Primeira pesquisa eleitoral registrada no Paraná foi contratada pelo partido MDB

Primeira pesquisa eleitoral registrada no Paraná foi contratada pelo partido MDB
  • Publishedjaneiro 23, 2026
Primeira pesquisa eleitoral registrada e divulgada nesta sexta-feira (23) no Paraná foi contratada pelo partido MDB.

O cenário ainda é pré-eleitoral, mas os institutos de pesquisas já começaram a disparar diferentes sondagens para o Governo do Paraná, Presidência da República e Senado.

Desde 1º de janeiro de 2026, as pesquisas precisam ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que permite o acesso aos dados da pesquisa e também sobre o contratante, ou seja, quem pagou pelo levantamento.

Isso não impede, na prática, que sejam usados nomes laranjas para disfarçar o verdadeiro interesse em dizer ou induzir o eleitor sobre “quem está na frente” ou de promover “jogadas eleitorais”.

Nesta sexta-feira (23), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou sua primeira sondagem registrada no TSE, a primeira pesquisa registrada no Paraná.

A coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2025.

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-08451/2026 para os cargos de Governador e Senador.

O Portal Mareli Martins apurou que a pesquisa foi contratada por um partido político, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), antigo MDB. O partido pagou R$ 70 mil pela pesquisa (valor pago ao instituto).

Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 1300 eleitores em 54 municípios. Tal amostra representativa do Estado do Paraná atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,8 pontos percentuais para os resultados gerais.

O eleitor deve sempre ficar atento para que não seja induzido ao erro de “votar no que está na frente”. Na maioria das vezes, quem está na frente é quem pagou para estar na frente! (entendedores entenderão!)

E a velha prática continua em todas as eleições, institutos A, B, C e outros vão divulgar pesquisas e cada uma com resultado diferente. Dessa forma, muitos são induzidos por esse tipo de máquina eleitoral. E muitos institutos são “queridinhos de políticos”.

Mas o que realmente importa? As propostas dos candidatos (hoje ainda pré-candidatos), o histórico de cada um, a capacidade que cada um possui para governar o Paraná, para representar os paranaenses no Senado e para governar o Brasil.

Muito cuidado com as armadilhas do cenário eleitoral. E está somente começando…

 

Veja o documento do TSE sobre a contratação da pesquisa
DADOS SOBRE A PESQUISA

Deixe uma resposta