Guto Silva reforça pré-candidatura ao Governo do Paraná como candidato sucessor de Ratinho Jr

Em entrevista ao Portal Mareli Martins, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva (PSD), reforçou o seu nome para disputar o Governo do Paraná como sucessor de Ratinho Junior (PSD). O secretário se mostrou bastante confiante de que será o nome escolhido pelo governador e chegou a mencionar que já está elaborando o plano de governo.
“Está confirmado de minha parte que sou candidato ao governo, eu não tenho plano B, vou disputar o governo. Vamos defender um projeto para o estado, temos grandes lideranças conosco e eu estou pronto e preparado. Estamos elaborando o plano de governo”, disse Guto Silva.
Guto Silva destacou que o governador Ratinho Junior fará o anúncio da candidatura após o Carnaval.
“Em abril eu farei a minha desincompatibilização do cargo de secretário para poder concorrer, sigo preparado para a disputa. Estou no aguardo da posição oficial do governador, mas quando recebi o convite para assumir a Secretaria das Cidades entendo que foi um sinal muito forte, pois o próprio governador passou por essa secretaria, o prefeito Pimentel passou também antes da eleição para prefeito. O anúncio do governador eu acredito que será após o carnaval”, afirmou.
Guto Silva defendeu o modelo de governo da Ratinho Jr e afirmou que se chegar a governar o estado, será a continuidade da gestão de Ratinho.
“Eu costumo brincar e fazer uma analogia com um jogo de um futebol. Se fosse um time de futebol, eu já joguei de zagueiro, como atacante, e outra posições. Então, é uma trajetória ao lado do governador, carregada de simbolismos, com estrutura nacional partidária e é prudente, como tem que ser. Eu estou trabalhando já há muito tempo, organizando, com desse novo ciclo e muito concentrado em poder apresentar um projeto de continuidade, um projeto para poder avançar ainda mais e consolidar uma série de políticas públicas e transformar da cara do Estado”, declarou.
E a situação interna do PSD? Tem racha?
Guto Silva negou que exista racha no PSD mesmo com o fato de três nomes disputarem a vaga para eleição ao governo, Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Rafael Greca, secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado e ex-prefeito de Curitiba, além de Guto Silva.
“Não, não há racha. E é natural que no mundo político os outros também queiram um lugar ao sol, suas pretensões pessoais são colocadas, os projetos políticos estão sempre acesos. Eu não acredito em uma divisão em uma divisão. Eu acredito que é natural a exploração política e toda a questão da oposição que pretende, obviamente, dividir o grupo. Nós estamos falando também de candidaturas a Senado, então tem muitos candidatos que estimulam mais candidaturas a governo para que haja espaço relacionado”.
Deltan Dallagonol pode ser o vice de Guto Silva?

A hipótese de Deltan Dallagnol (Novo) virar vice de Guto Silva (PSD) virou assunto na praia no cenário da política do Paraná, com informações de que os dois já conversaram.
“Eu não conversei com o Deltan Dallagnol sobre questões eleitorais, mas nós temos em tudo uma construção partidária que precisa ser colocada em prova, obviamente, que ele é uma figura importante no quadro eleitoral e nós vamos sim abrir conversas com o Deltan, porque é uma figura nacional importante no quadro político. Eu não posso falar por ele, nós estamos com uma chave muito aberta para poder ter um projeto investidor, mas ele é uma figura importante no quadro eleitoral, estadual, nacional, pelo que ele representa e nós faremos essa conversa. Eu acredito que o Deltan Dallagnol, em qualquer posição, é um jogador que tem muito valor.
Deltan contra o amigo Moro?
Guto Silva foi questionado sobre essa conjuntura que colocaria Deltan contra o seu parceiro, senador Sergio Moro (União Brasil), que pretende disputa o governo.
“A política é a arte de compor projetos ideais, o Deltan, tem feito um trabalho importante em um partido novo, justamente um projeto partidário fazendo novas lideranças do Estado e, obviamente, uma construção do partido, mas tenho convicção que ele é uma figura que se soma muito num projeto eleitoral no Estado e também dialoga muito com o projeto nacional.
Áudios sobre a corrupção da Sanepar: “oposição requentou um processo velho e já arquivado”
Sobre as denúncias envolvendo corrupção na Sanepar e no governo, Guto Silva disse que se trata de um processo antigo e que a oposição “requentou” o assunto por conta do ano eleitoral.
“A oposição requentou um assunto sobre um processo que ocorreu há sete anos atrás, inclusive com servidores que já foram afastados, uma operação antiga chamada Ductos e o processo já foi arquivado na justiça. Ou seja, eles requentaram um assunto que já foi encerrado, com afastamento de servidores e que processo devidamente arquivado pelo Ministério Público. E fizeram isso para atacar o governo e porque estamos em ano eleitoral, mas não tem nada de novo, o processo já foi arquivado”, disse.
Veja a entrevista




