Close
Sem categoria

Eleições 2018: número de filiados em partidos bate recorde no Paraná

Eleições 2018: número de filiados em partidos bate recorde no Paraná
  • Publishedabril 23, 2018
FilaTRE4An
Crescimento médio foi de 23% em um ano. PSDB é a legenda que mais cresce no Estado (foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Mesmo com o desgaste e o descrédito em relação aos partidos políticos no Brasil, as listas atualizadas apresentadas por partidos no dia 13 de abril ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma semana após o encerramento da janela partidária, mostram que o número de filiados nos 35 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa de 1,3 milhão no Paraná, com crescimento médio de 23%.

A filiação partidária é um dos requisitos para a candidatura, e o postulante deve estar filiado à legenda sob a qual deseja concorrer à eleição com no mínimo seis meses de antecedência da realização do pleito, que neste ano é em 7 de outubro. Segundo o TSE, de acordo com a lista mais recente entregue à Justiça Eleitoral, o Brasil conta com 16.692.728 eleitores filiados a partidos políticos.

As desfiliações registradas têm sido compensadas em número superior de novos filiados e o este ano bateu o recorde do ano passado, quando havia pouco mais de um milhão de filiados. Os 35 partidos somam até agora 315.998 filiados a mais do que havia no mesmo período do ano passado.

Entre os responsáveis por número de filiações atípico está o Partido dos Trabalhadores (PT), que apesar da condenação e prisão em Curitiba do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior líder da legenda, conseguiu somar 23.886 novos filiados.Com esse crescimento de 23,4% desde o ano passado, o PT está dentro da média geral, com uma retomada positiva. No ano anterior, o PT havia contabilizado um salto negativo de 676 pessoas a menos em números comparados de 2016 para 2017. Antes disso, o PT já havia tido redução no número de correligionários em 2006, 2009, 2011 e 2015.

Entre os quatro partidos com mais filiados, no entanto, proporcionalmente, o PSDB, também com políticos envolvidos em denúncias, é o partido que mais cresce. O Estado tem 30.676 novos tucanos neste ano. O número representa um crescimento de 25,8% em um ano, sendo o único entre os quatro maiores que cresce acima da média. O PSDB tem 118.782 filiados no Paraná.

O PMDB é o partido com maior número de filiados. Embora também envolvido em escândalos de corrupção, a legenda, que no Paraná é comandada pelo senador Roberto Requião, tem um saldo positivo de 52.282 filiações neste ano. No total, o PMDB tem 240.901 filiados no Estado, quase o dobro do segundo maior partido, o PP, da governadora Cida Borghetti. Entre os maiores partidos na lista, o PMDB, com crescimento de 21%, também é a legenda que filiou mais pessoas. O PP tem 138.980 filiados e também teve crescimento, de18,7%, e conta neste ano com 26.010 novos filiados.

(As informações são de Narley Resende do portal Bem Paraná)

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *