Com acordo de leniência, pedageiras corruptas querem garantir concessões no Paraná


As seis concessionárias de pedágio que atuam no Paraná estão fazendo articulações nos bastidores para que possam continuar com concessões no estado, mesmo depois de terem assaltado os paranaenses desde 1997. Os contratos de pedágio encerram em 2021.
As concessões de pedágio no estado estão nas mãos de seis concessionárias: as do Grupo CR Almeida: Ecovia, Ecocataratas e Caminhos do Paraná. E com a Econorte (Grupo Triunfo), Viapar e CCR Rodonorte. Todas envolvidas em graves esquemas de corrupção que perduram no Paraná desde os governos de Jaime Lerner, passando por Roberto Requião, até chegar no último governo de Beto Richa.
Até o momento duas empresas já assumiram que assaltaram o Paraná e fizeram isso quando fecharam acordo de leniência e, em breve, as outras farão o mesmo. A primeira a fechar acordo de leniência foi a Rodonorte, que pagará R$ 750 milhões e depois a Viapar, que fechou acordo com pagamento de R$ 500 mil.
Com esse acordo, ambas, se comprometem em pagar valores, que são simbólicos perto do tanto que roubaram e recebem o chamado “perdão da justiça”. E conseguem assim, uma “carta branca” para participar de novo processo de licitação. Vale dizer que estes valores são simbólicos perto do que realmente foi roubado no Paraná.
Até o momento, o Ministério Público Federal (PRF) fala em desvios de aproximadamente R$ 8,4 bilhões, valor que deve ser muito maior. Pois a roubalheira começou em 1997.
O mais justo e correto seria proibir que essas seis empresas participem de novas licitações no estado, pois elas não tem credibilidade com a população do Paraná.