“Isso aí saiu hoje?”: Teich é surpreendido com decisão de Bolsonaro de ampliar serviços essenciais durante pandemia


O ministro da Saúde, Nelson Teich, foi pego de surpresa nesta segunda-feira (11), durante entrevista coletiva, ao saber por um jornalista que o presidente Jair Bolsonaro havia incluído academias de ginástica, salões de beleza e barbearias entre os serviços considerados essenciais e que, por isso, podem funcionar durante a pandemia do novo coronavírus. (Veja o vídeo no final do texto)
“Isso aí saiu hoje?”, reagiu ao ser questionado por um repórter, que queria saber se o Ministério da Saúde concordava com isso e se houve alguma orientação da pasta para a tomada dessa decisão. A entrevista acontecia no momento em que o decreto de Bolsonaro era publicado no Diário Oficial da União.
Aparentando desconforto, o ministro ensaiou uma resposta falando sobre a criação de fluxos que “impeçam que as pessoas se contaminem” desde que sejam atendidos pré-requisitos para que não se exponham a riscos.
“Você pode trabalhar o retorno de algumas coisas. Agora, tratar isso como essencial é um passo inicial”, disse a princípio. “Saiu hoje?”, afirmou interrompendo seu raciocínio. “Não é atribuição nossa, isso aí é uma decisão do presidente”, prosseguiu.
(As informações são do site UOL)