
Sem cumprir a promessa do pedágio de “cincão”, o presidente Lula (PT) assina nesta segunda-feira (28) a concessão de mais dois lotes de pedágio do Paraná, os lotes 3 e 6. Na campanha eleitoral de 2022, Lula criticou o modelo e prometeu que nenhuma tarifa custaria mais que “cincão”.
Mas na prática, Lula não cumpriu as promessas, aceitou o modelo criado pelo ex-presidente Bolsonaro (PL), pelo governador Ratinho Jr (PSD), com auxílio do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD). Atualmente todas as tarifas no Paraná custam bem mais que o prometido “cincão”.
Vale destacar, que CCR S/A, uma das vencedoras da licitação, faz parte do mesmo grupo que cometeu corrupção e roubou o Paraná no esquema dos pedágios por mais de 20 anos.
Juntos, os contratos abrangem 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais e representam um marco no fortalecimento da infraestrutura logística do estado.
Com vigência de 30 anos, os novos contratos do pedágio que Lula e Ratinho acompanham preveem investimentos significativos por parte das concessionárias vencedoras: a CCR S/A será responsável por R$ 16 bilhões no Lote 3 e a EPR vai aplicar R$ 20 bilhões no Lote 6, totalizando R$ 36 bilhões em melhorias e manutenção, segundo os governos federal e estadual.
As novas concessões integram o Novo PAC e marcam uma nova etapa para o transporte rodoviário paranaense, com foco na ampliação da segurança viária, modernização da malha e eficiência logística.
Participam do ato, além de Lula e Ratinho, os representantes das empresas concessionárias, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sando Alex, e o presidente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fernando Furiatti.
RELEMBRE
Em encontro com Lula, Ratinho Jr delega rodovias estaduais ao governo federal – Mareli Martins