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Sem “pedágio de cincão”, Lula e Ratinho Jr assinam lotes 3 e 6 dos pedágios do PR

Sem “pedágio de cincão”, Lula e Ratinho Jr assinam lotes 3 e 6 dos pedágios do PR
  • Publishedabril 28, 2025
Na campanha eleitoral de 2022, Lula(PT) criticou o modelo e prometeu que nenhuma tarifa custaria mais que “cincão”. Na prática, nada foi cumprido, Lula aceitou o modelo criado por Ratinho Jr (PSD) e Bolsonaro (PL) e as tarifas custam mais que “cincão”. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Sem cumprir a promessa do pedágio de “cincão”, o presidente Lula (PT) assina nesta segunda-feira (28) a concessão de mais dois lotes de pedágio do Paraná, os lotes 3 e 6. Na campanha eleitoral de 2022, Lula criticou o modelo e prometeu que nenhuma tarifa custaria mais que “cincão”.

Mas na prática, Lula não cumpriu as promessas, aceitou o modelo criado pelo ex-presidente Bolsonaro (PL), pelo governador Ratinho Jr (PSD), com auxílio do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD). Atualmente todas as tarifas no Paraná custam bem mais que o prometido “cincão”.

Vale destacar, que CCR S/A, uma das vencedoras da licitação, faz parte do mesmo grupo que cometeu corrupção e roubou o Paraná no esquema dos pedágios por mais de 20 anos.

Juntos, os contratos abrangem 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais e representam um marco no fortalecimento da infraestrutura logística do estado.

Com vigência de 30 anos, os novos contratos do pedágio que Lula e Ratinho acompanham preveem investimentos significativos por parte das concessionárias vencedoras: a CCR S/A será responsável por R$ 16 bilhões no Lote 3 e a EPR vai aplicar R$ 20 bilhões no Lote 6, totalizando R$ 36 bilhões em melhorias e manutenção, segundo os governos federal e estadual.

As novas concessões integram o Novo PAC e marcam uma nova etapa para o transporte rodoviário paranaense, com foco na ampliação da segurança viária, modernização da malha e eficiência logística.

Participam do ato, além de Lula e Ratinho, os representantes das empresas concessionárias, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sando Alex, e o presidente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fernando Furiatti.

RELEMBRE

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marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

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