“Floração de algas causou alteração de gosto e cheiro na água em PG”, diz Sanepar


O Blog da Mareli Martins recebeu diversas reclamações nesta semana sobre gosto ruim e mau cheiro na água fornecida pela Sanepar. Os relatos são de que água já estaria vindo das torneias com alteração no gosto e também no cheiro. Alguns consumidores disseram que ficaram com medo de beber água.
Nós recebemos informações sobre a situação de moradores de bairros e vilas de várias regiões da cidade, Lagoa Dourada, Rio Verde, São José, Oficinas, Nova Rússia, Contorno.
“Além de ter um gosto muito forte, chama atenção o cheiro que também é forte, ficamos com medo de tomar a água e passar mal”, afirmou Regiane Maria dos Santos, que mora na região do Contorno.
O Blog da Mareli Martins questionou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) sobre o a situação da água. A empresa disse que “a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem”.
Conforme a Sanepar, a alteração na água aconteceu nesta semana. “A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Informamos que a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem”, informou a empresa.
A Sanepar declarou que não há riscos para a saúde. “A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema sensorial ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde”
A Sanepar destacou que tomou medidas técnicas para resolver o problema reforçou que todos podem tomar água sem riscos à saúde. “A Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente.
Água suja
Sobre os casos de água suja, a Sanepar orientou que os clientes façam a reclamação formalmente. “Com relação à reclamação de água suja, o cliente precisa informar diretamente a Sanepar para atendimento pontual no endereço”.
Canais de atendimento da Sanepar
A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Companhia, para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br , pelo App Sanepar Mobile ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Nota completa da Sanepar
Atendendo recomendação da Portaria de Consolidação nº 5/2017-MS (Anexo XX alterado pela Portaria 888/2017), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Nesta sexta-feira (23), no laboratório da Sanepar, a alteração de gosto e cheiro na água é praticamente imperceptível.
Informamos que a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem. A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema sensorial ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde.
Deste modo, a Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente.
A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Companhia, para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.