
O PT do Paraná divulgou nesta terça-feira (8) a informação de que os candidatos Arilson Chiorato e Zeca Dirceu vão disputar o segundo turno das eleições internas do PT Paraná. A definição dos nomes pode ser aferida com a apuração de 94% das 275 cidades que fizeram eleições no último domingo (6).
Com isso, o PT do Paraná terá nova eleição no dia 27 de julho, domingo. Este resultado está sem os votos de todos os 275 diretórios apurados, mas com resultado já definido.
O resultado foi encaminhado para a Comissão de Organização Eleitoral (COE) Nacional. No segundo turno, vencerá a eleição quem obtiver o maior número de votos válidos.
RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO PARANÁ | BOLETIM DAS 00h20
258 CIDADES APURADAS DE 275 | 94% – PRESIDENTE ESTADUAL
Zeca Dirceu: 7616 votos válidos
Arilson Chiorato: 7190 votos válidos
Tadeu Veneri: 1605 votos válidos
Hermes Leão: 790 votos válidos
Total: 16775 votos válidos
Eleição Nacional
As eleições do PT estadual tiveram uma apuração mais demorada que a do PT nacional, que divulgou a vitória de Edinho Silva ainda na segunda-feira (7). A apuração começou às 18h do domingo (6) e se estendeu até o início da madrugada desta terça-feira (8).
Foram contabilizados 16.775 votos válidos (excluídos brancos e nulos). Além da apuração da presidência estadual, os petistas votaram para presidente nacional e municipal.
Ainda votaram em chapas nacional, estadual e municipal. No caso de Curitiba, que somou cerca de 1,3 mil votos, os eleitores ainda elegeram presidente e chapa de zonal. São 10 ao todo.
No Paraná, Edinho Silva, que vai presidir o PT nacional pelos próximos quatro anos, também foi o mais votado. No estado, Edinho recebeu 13.713 votos. A votação também define a composição do Diretório Estadual. Diferente da eleição presidencial, as chapas são definidas pelo voto no primeiro turno.
Eleição em Ponta Grossa
O PT de Ponta Grossa elegeu neste domingo (6) seu novo presidente municipal. Com 138 votos, Guilherme Mazer foi o escolhido pela maioria dos filiados e assume agora a presidência do Diretório Municipal do PT. A eleição aconteceu dentro do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, que ocorre simultaneamente em todo o país para renovar as direções locais, estaduais e nacional.
Além da eleição para presidente, os filiados também votaram nas chapas que irão compor o Diretório Municipal. A chapa “PT Vivo”, apoiada por Mazer, foi a vencedora com 165 votos, garantindo a maioria dos assentos. A chapa “Ainda Estamos Aqui”, ligada ao ex-presidente Claudir Messias da Rosa, obteve 77 votos. Claudir também disputou a presidência do partido, somando 113 votos.