Close
alep Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA

Entrevista: Alexandre Curi articula candidatura ao Governo do Paraná e aguarda definição de Ratinho Jr – ouça

Entrevista: Alexandre Curi articula candidatura ao Governo do Paraná e aguarda definição de Ratinho Jr – ouça
  • Publishedjulho 15, 2025
Deputado Alexandre Curi (PSD) articula candidatura ao Governo do Paraná e aguarda definição de Ratinho Jr. Curi concedeu entrevista ao Portal Mareli Martins nesta terça-feira (15).

O Portal Mareli Martins conversou nesta terça-feira (15) com o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD), que é pré-candidato ao Governo do Estado e o nome mais forte cotado para ser o sucessor do governador Ratinho Jr (PSD). Durante entrevista exclusiva ao Portal Mareli Martins, Curi manifestou sua intenção em disputar o Governo do Paraná, na eleição de 2026. (Ouça a entrevista no final do texto)

Alexandre Curi está no sexto mandato como deputado estadual e registra votações históricas. Na eleição de 2022, Curi foi o mais votado à Alep com 237.033 votos e o sexto deputado mais votado do Brasil.

Durante a entrevista, Alexandre Curi disse que tem um grande desejo de disputar o Governo do Paraná e que pretende continuar o modelo de gestão de Ratinho Jr.

“É um honra ser hoje cotado para suceder esse grande governador, que é o Ratinho Junior. Mas ainda é muito cedo, pois o processo eleitoral começa em agosto do ano que vem. Eu tenho dito e não escondo que é um desejo que eu tenho de disputar o governo do estado. Tenho seis mandatos, conheço o Paraná, tenho experiência e hoje como presidente estou adquirindo mais experiência, sou municipalista e conheço todo o Paraná. Porém, eu tenho que entender e respeitar a decisão do governador, que é a maior liderança do estado e presidente do meu partido”, declarou.

Nesta semana, Ratinho Junior abriu espaço em sua emissora, Rede Massa, para uma entrevista de Alexandre Curi. Seria isso um tipo de abertura para Curi disputar a eleição?

“Uma sinalização… Mas o governador não tem antecipado o processo, o governador é um homem sábio, ele sabe quem tem condições de ser o seu sucessor, não só para ganhar a eleição, mas para governar. Eu conheço todos os programas que foram criados pelo governador e participei ativamente, é importante para os paranaenses a continuidade da gestão de Ratinho Junior. A decisão dele será em janeiro ou fevereiro e eu gostaria muito de ser o escolhido”, afirmou.

Ouça a declaração de Alexandre Curi sobre disputar o Governo do Paraná

 

Curi representa a continuidade do governo de Ratinho Jr

Segundo o deputado Alexandre Curi “a gestão de Ratinho Jr deu certo e precisa continuar”. O deputado destacou pontos que considera importantes na gestão.

“O Paraná vive o seu melhor momento, temos a melhor educação do Brasil, somos o estado mais sustentável, com maior crescimento econômico e industrial e isso precisa continuar. Claro que cada um tem seu modo de governar, mas temos que continuar os bons programas do governo Ratinho Junior”, disse.

 

Críticas ao Governo Federal

Para Alexandre Curi, a gestão do presidente Lula (PT) vai mal porque o governo não prioriza ações de interesse da população e coloca em primeiro plano as discussões ideológicas.

“Eu defendo a candidatura do Ratinho Junior para presidente porque ele fez no Paraná o que o Brasil precisa, que é a pacificação entre os poderes, os poderes são independentes, mas devem viver em harmonia e aqui no Paraná é assim. O Brasil precisa disso, pacificação entre os poderes, independente dessa polarização. O governador nunca entrou nessa pauta ideológica, educação no Paraná, por exemplo, não tem ideologia e sim metodologia. E o governo federal fica na pauta ideológica, pra eles as eleições não acabaram. Essa taxação dos Estados Unidos é resultado dessa polarização, das brigas por questões ideológicas”, apontou.

 

Ouça a declaração de Curi sobre o Governo Federal

 

Mudanças feitas por Curi na Presidência da Alep

Conforme Alexandre Curi, foram necessárias mudanças para que o Conselho de ´Ética possa atuar. A oposição chegou a falar em perseguição política, mas Curi negou.

“O código de ética é submetido ao regimento interno e nós criamos regras claras para que o conselho de ética tenha garantia jurídica, não é pra perseguir e nem punir ninguém, é pra dar regras claras. Muitas vezes, os casos caiam na justiça comum porque o conselho de ética não podia agir por falta de segurança jurídica”,

Sobre os discursos acalorados nas sessões, o presidente da Alep disse que os deputados precisam se controlar e dar bom exemplo.

“Nós percebemos esses discursos exagerados e com estas mudanças no regimento, se houver alguns exageros dentro do parlamento, o conselho de ética pode e deve agir. Eu não defendo essa pauta ideológica radical, acho que o povo nos elegeu para priorizar políticas públicas, fiscalizar o poder executivo, elaborar leis, fazer debates sobre temas como saúde, segurança, educação, transporte. E não podemos ter discursos agressivos, em fundamentos, sem provas, simplesmente para ganhar holofotes e curtidas nas redes sociais”, afirmou.

 

Mudanças administrativas

Alexandre Curi destacou a transparência da Alep e a economia de gastos, além de mudanças sustentáveis.

“O que a população espera é um poder legislativo ágil, moderno, inovador, sustentável e econômico e estamos fazendo isso. Em seis meses já temos grandes avanços, temos o selo diamante em transparência, atingimos 94% no índice, o que é um grande avanço. A Assembleia é única do Brasil que devolve quase metade do orçamento, esse ano vamos devolver meio bilhão de reais ao estado, recursos que o governador investe nos municípios do estado. Também estamos deixando tudo mais sustentável, vamos acabar com o uso do papel e garantir economia de água”.

 

Caso Traiano: confessou que recebeu propina e é presidente da CCJ

Alexandre Curi foi questionado sobre o caso do ex-presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), que confessou que “recebeu propina” no esquema de corrupção da TV Assembleia, fez acordo com o Ministério Publico, mesmo assim, foi eleito presidente da comissão mais importante da Alep, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Dentro da Alep não houve nenhuma punição à Traiano.

“Esse foi um caso diferente porque foi feito acordo com Ministério Público e homologado pelo Tribunal de Justiça, então não compete mais ao conselho de ética. E em alguns casos o conselho não agiu porque não tinha regras claras, por isso fizemos essa mudança para que o conselho de ética possa agir”, disse.

 

Ouça Alexandre Curi sobre as mudanças na Alep

 

Pedágios

Apesar das críticas da população, Alexandre Curi elogiou as novas concessões e garantiu a execução das obras.

“ A licitação foi com transparência, envelopes lacrados e até o momento as concessionárias estão cumprindo tudo. Este contrato obriga que as obras aconteçam, eu posso garantir aos paranaenses que todas as obras vão sair do papel, tenho acompanhado obras junto com o secretário Sandro Alex e o governador Ratinho Junior. O pedágio antigo ficou no passado”, disse.

Ouça a declaração de Curi sobre os pedágios

 

Relação com a prefeita de Ponta Grossa

O presidente da Alep, Alexandre Curi, disse que tem boa relação com a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) e que o fato de seu candidato em 2024, Marcelo Rangel (PSD), ter sido derrotado por ela não afeta as relações com a prefeita.

“Tenho ótima relação com a prefeita de Ponta Grossa, ela indicou duas deputadas da nossa base de apoio que representam a cidade junto ao governo do estado, eu respeito a votação, ela foi eleita pela população. Claro que politicamente tenho minha relação com meu grupo da base do governo, Mabel, Marcelo e Sandro que também são do meu partido”.

Curi também falou sobre o apoio de Elizabeth para Serigio Moro na disputa do Governo do Estado.

“Isso é natural, quem apoiou ela em Ponta Grossa foi o senador Sergio Moro, mas não vejo nenhum problema. O governador Ratinho Junior fez uma grande votação em Ponta Grossa. Claro que lá na frente nós vamos estar juntos, Rangel, Sandro Mabel e eu. Mas no momento Elizabeth é a prefeita de Ponta Grossa e nós temos que respeitar”.

 

Declaração de Alexandre Curi sobre a prefeita de Ponta Grossa

 

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA

 

Sobre Alexandre Curi

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD) foi campeão de votos no Paraná na eleição de 2023 – superando os 237 mil votos – se consolidou como o sexto mais votado do Brasil. A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Alexandre Curi conta com mais de 20 anos de experiência de vida pública no Paraná. Em 2000, se elegeu vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Não tardou e, em 2002, assumiu uma cadeira no legislativo estadual com mais de 44 mil

Reeleito em 2006, Alexandre Curi foi, pela primeira vez na sua trajetória política, o deputado estadual mais votado do Paraná, ultrapassando os 130 mil votos.

Em 2010, repetiu a votação expressiva de quatro anos antes e foi reconduzido com mais de 134 mil votos, tornando-se, pela segunda fez, o deputado estadual com maior votação. Passou dos 114 mil votos em 2014 – alcançando as urnas de 150 municípios paranaenses.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *