Close
Destaque POLÍTICA Ponta Grossa

‘Câmara de Vereadores fez seu trabalho’ diz Kuller sobre aumento do IPTU em Ponta Grossa

‘Câmara de Vereadores fez seu trabalho’ diz Kuller sobre aumento do IPTU em Ponta Grossa
  • Publishedagosto 1, 2025

 

Presidente da Câmara de Ponta Grossa, Júlio Kuller, diz que” alguns terão reajustes menores e outros maiores”, sobre aumento do IPTU. (Foto: CMPG)

Em entrevista ao Portal Mareli Martins, o vereador e presidente da Câmara de Ponta Grossa, Julio Kuller (MDB), disse que a “Câmara fez seu trabalho”, se referindo ao aumento do IPTU, que foi aprovado pelos vereadores por 12×6. A entrevista foi gravada na quarta-feira (30), após a votação. (Ouça entrevista no final do texto)

Sobre o aumento do IPTU em 30% no ano de 2026 e 20% nos anos seguintes, Kuller avaliou de forma positiva a atuação dos vereadores. “Eu entendo que o legislativo fez o seu trabalho, trabalhou de forma séria”, disse o vereador.

Kuller foi questionado sobre o impacto no bolso da população. Inicialmente, o vereador tentou dizer que não se trata de aumento e sim apenas uma correção dos valores venais: “não é aumento de imposto, é uma correção na planta genérica do IPTU”.

Ao responder novamente sobre o aumento do IPTU para os contribuintes, Kuller disse isso que “alguns terão um reajuste menor e outros maiores”, dando a entender que haverá impacto.

E na sequência, Kuller admitiu que a conta ficará mais cara para a população ao explicar o reajuste aprovado.

“Seria 50% já nesse ano, com audiência pública, achamos o impacto muito grande e então diminuímos para 30%, 20%, 20% e 20%”, afirmou.

A votação do IPTU foi às pressas e sem aviso para imprensa e a população, pois o projeto não estava na ordem do dia. Mas o vereador Kuller negou esse fato: “não foi de surpresa, teve discussão e a extraordinária foi logo em seguida”.

No final da entrevista, Julio Kuller “saiu pela tangente” ao responder uma pergunta sobre a Prefeitura recorrer novamente para aumentar os salários da prefeita, vice-prefeito e secretários. Esse recurso foi feito pela secretária de administração do município,  Isabele da Veiga Moro.

“Não posso responder sobre algo que não aconteceu” (se referindo ao aumento salarial).

No entanto, o aumento só não ocorreu porque a Justiça barrou, após ação popular. Mas Kuller preferiu mudar de assunto. “Eu entendo que os projetos vieram e teve audiência pública, todos participaram”, voltando a falar do IPTU.

OUÇA A ENTREVISTA

 

Os votos

Quem votou a favor? (12)

Votaram a favor do aumento do IPTU os vereadores: Júlio Kuller (MDB), Pastor Ezequiel (DC), Paulo Balansin (União Brasil), Teka dos Animais (União Brasil), Jairton da Farmácia (PDT), Dr. Zeca (União Brasil), Divo (União Brasil), Florenal (Podemos), Prof. Careca (PV), Leandro Bianco (Republicanos), Fábio Silva (Republicanos) e Guilherme Mazzer (PT).

Quem votou contra? (6)

Votaram contra o aumento do IPTU os vereadores: Geraldo Stocco (PV), Dr. Erick (PV), Enf. Marisleidy (PMB), Maurício Silva (PSD) , Léo Farmacêutico (União Brasil) e Ricardo Zampieri (PL).

Quem mudou o voto?

Professor Careca (PV), disse que votaria contra, mas mudou para os lados do governo e disse que “votou a favor porque diminuiu o impacto no bolso do povo de 50% para 30% em 2026”. O vereador só esqueceu de falar do aumento de 20% no IPTU nos próximos anos!

Ausência

A vereadora Joce Canto (PP) não compareceu à sessão (justificativa: participação na 5a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres em Foz do Iguaçu, Paraná.

LEIA MAIS!

Em votação relâmpago, Câmara de Ponta Grossa aprova aumento no valor do IPTU: veja como votou cada vereador – Mareli Martins

Vereador e presidente do PT de Ponta Grossa vota favor do aumento do IPTU: “sou responsável e não populista”, diz – Mareli Martins

Ricardo Zampieri, da base do governo, vota contra aumento do IPTU em PG: “não posso trair meu eleitor” – Mareli Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *