Vereadora Marisleidy denuncia exoneração de cargos dos vereadores que votaram contra aumento do IPTU: “retaliação”


A vereadora Enfermeira Marisleidy (PMB), que votou contra o aumento do IPTU em Ponta Grossa, denunciou em suas redes sociais que a Prefeitura de Ponta Grossa exonerou 29 cargos em comissão por “retaliação” aos vereadores que votaram contra o aumento do IPTU, na última quarta-feira (30). A votação ocorreu de surpresa e às pressas. A declaração da vereadora foi na tarde desta quinta-feira (1º). Antes, pela manhã, o Portal Mareli Martins informou, com exclusividade, sobre a exoneração dos cargos.
“Coincidentemente — ou não — todos os exonerados pertenciam aos gabinetes dos vereadores que votaram contra o projeto que aumenta o valor venal dos terrenos na cidade, proposta que impacta diretamente no bolso do cidadão”, denunciou a vereadora Enfermeira Marisleidy, em seu perfil no Instagram, nesta sexta-feira (1º).
Segundo a vereadora, quando cargos são exonerados por retaliação política toda a população que precisa de atendimento é atingida. “A exoneração de trabalhadores por retaliação política não atinge apenas quem está nos bastidores, ela atinge diretamente a população que mais precisa de atenção, agilidade e escuta”, disse.
O Portal Mareli Martins conversou com a vereadora Marisleidy e ela confirmou que tinha cargos no governo municipal antes de votar contra o aumento do IPTU e que todos foram exonerados, após seu voto contrário ao aumento do IPTU.
“Eles me ofertaram três cargos comissionados, já no segundo turno das eleições de 2024, para que eu apoiasse a candidata”.
Mas depois de votar contra o aumento do IPTU todos foram exonerados, segundo a vereadora: “os três cargos que indicados foram exonerados ontem”.
Marisleidy disse ao Portal Mareli Martins que as demissões atingiram apenas indicados pelos vereadores que votaram contra. “Uma retaliação, com certeza”, afirmou.
Questionada se diante da atitude da prefeita ela pretende continuar na base de apoio, Marisleidy declarou que agora “se sente livre”.
“Agora me sinto livre para seguir meu mandato. Não preciso de cargos nem cabide de empregos. Agora sou livre e vou decidir sempre pelo povo”, afirmou a vereadora ao Portal Mareli Martins.
Nas redes sociais, a vereadora afirmou que seu compromisso “é com a população e não com conveniências políticas”. E disse também que “vai continuar atuando com ética e responsabilidade”.
Para a vereadora, a exoneração de servidores simplesmente porque ela votou contra a proposta de aumento do IPTU é um desrespeito com a cidade.
“Essas pessoas atuavam em cargos de confiança, indicados por vereadores, com a função de auxiliar diretamente na execução das demandas da população junto à Prefeitura {…} Por mais respeito com quem trabalha e mais sensibilidade com quem mais precisa”, lamentou a vereadora Enfermeira Marisleidy.
Confira a manifestação da vereadora Enfermeira Marisleidy em no Instagram
https://www.instagram.com/p/DM0o62IxMdA/?igsh=YmszamFmODltMDQ4
Nos últimos dias, 29 trabalhadores comissionados foram exonerados pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Essas pessoas atuavam em cargos de confiança, indicados por vereadores, com a função de auxiliar diretamente na execução das demandas da população junto à Prefeitura. Coincidentemente — ou não — todos os exonerados pertenciam aos gabinetes dos vereadores que votaram contra o projeto que aumenta o valor venal dos terrenos na cidade, proposta que impacta diretamente no bolso do cidadão.
Lamentamos profundamente essa decisão, que penaliza servidores e enfraquece o tratamento por igual dentro do campo político. A exoneração de trabalhadores por retaliação política não atinge apenas quem está nos bastidores, ela atinge diretamente a população que mais precisa de atenção, agilidade e escuta.
Reafirmo aqui, com serenidade e firmeza: Meu compromisso é com a população, não com conveniências políticas. Meu gabinete segue de portas abertas, mesmo com menos recursos, mas com a mesma disposição em ouvir, fiscalizar e cuidar.
Seguiremos trabalhando com ética, coragem e responsabilidade. Porque política se faz com compromisso, amor e serviço. Por mais respeito com quem trabalha e mais sensibilidade com quem mais precisa.
O discurso de Marisleidy ao votar contra o aumento do IPTU
Por ser da base do governo municipal, a vereadora Marisleidy, ‘Enfermeira Marisleidy’, teve uma atitude corajosa ao votar contra o aumento do IPTU, sendo 30% em 2026 e 20% nos próximos quatro anos.
O Portal Mareli Martins acompanhou a votação e o discurso da vereadora, que estava visivelmente emocionada. “Fui eleita sem recursos, sem ajuda de gente grande, quem me ajudou foi a população e os profissionais da saúde. Foram essas pessoas que me elegeram e eu não posso votar contra eles, não posso votar contra o povo que me elegeu, pois esse projeto vai prejudicar a nossa população e meu compromisso é com quem me elegeu”, declarou.
Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Blog da Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
VEJA OS CARGOS QUE FORAM EXONERADOS