Close
Destaque Ponta Grossa

Prefeitura e VCG estudam medidas para evitar paralisação no transporte em Ponta Grossa

Prefeitura e VCG estudam medidas para evitar paralisação no transporte em Ponta Grossa
  • Publishedagosto 15, 2025
Prefeitura e VCG estudam medidas para evitar paralisação no transporte em Ponta Grossa. (Foto: PMPG)

 

O Portal Mareli Martins questionou a Prefeitura de Ponta Grossa sobre  a possível paralização dos motoristas do transporte coletivo de Ponta Grossa, que reclamam da retirada de linhas, alegando excesso de trabalho e dificuldade para cumprir horários.

A Prefeitura informou que “acompanha diariamente o cumprimento das escalas dos funcionários da Viação Campos Gerais (VCG) para identificar atrasos constantes nas linhas, que indicam a necessidade de ajustes nos horários”.

Segundo o Departamento de Transportes, “qualquer alteração de escala carece de estudos detalhados, já que mudanças em uma linha podem afetar todo o sistema de tran21sporte”.

A Prefeitura disse que “também monitora a velocidade dos ônibus, pois se estão trafegando em velocidade acima da média praticada no transporte coletivo, é um sinal claro da necessidade de uma alteração na escala.”

A Prefeitura destacou que recentes mudanças no sistema viário, como a nova ligação entre a Vila Cipa e o Campo Bello, estão levando a um redesenho de linhas problemáticas, o que deve melhorar o atendimento e a fluidez do trânsito.1

Sobre a situação contratual do transporte coletivo, cuja licitação está suspensa judicialmente, a Prefeitura não se manifestou.

A Viação Campos Gerais também foi questionada sobre o assunto. De forma sucinta, respondeu que “ trabalha com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa alguns ajustes para os próximos dias e que não há razão para uma parada, uma vez que medidas estão sendo tomadas.”

Veja a íntegra da nota da Prefeitura:

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa esclarece que, diariamente, o Departamento de Transportes verifica o cumprimento das escalas, com um dos principais objetivos sendo a identificação de atrasos contínuos em linhas. Tais ocorrências sinalizam a necessidade de alterações nos horários, uma demanda que também pode ser apontada por profissionais da concessionária.

É crucial entender que qualquer alteração de horários é resultado de um estudo aprofundado. Não se trata simplesmente de “aumentar” o tempo entre as viagens, pois a mudança em uma única linha pode impactar diretamente outras do sistema. Além disso, sempre que há um aumento no trajeto das linhas, é evidente que também há um ajuste no prazo para o cumprimento da escala. O Departamento também monitora se os motoristas estão trafegando em velocidade acima da média praticada no transporte coletivo, o que é um sinal claro da necessidade de uma alteração na escala.

Também é fundamental levar em conta as alterações modais que ocorrem no Município. Como exemplo prático, hoje, uma das linhas com maior dificuldade de cumprimento de escala está sendo redesenhada, para posterior implantação, em virtude da recente liberação da ligação entre a Vila Cipa e o Campo Bello. Essa readequação não apenas proporcionará uma melhor qualidade no atendimento aos usuários, mas também terá um impacto direto no cumprimento das escalas e na fluidez do trânsito na região.

A Prefeitura reafirma seu compromisso em trabalhar constantemente para otimizar o sistema e garantir que o serviço de transporte público atenda às necessidades da população com eficiência e segurança.

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *